Demais e de mais

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Demais e de mais

Mensagempor Viegas » Segunda Nov 25, 2019 2:54 pm

Boa tarde, prezados. Estou com uma dúvida cruel em relação a essas duas formas e gostaria de pedir ajuda!

Vejam bem, existe o advérbio "demais" que costuma aparecer logo após os verbos, como em "trabalhei demais", e que geralmente não pode ser utilizado após substantivos como em "comprei queijo de mais", onde sempre se emprega a locução adverbial "de mais". Não encontrei uma explicação satisfatória sobre o assunto, mas após um pouco de pesquisa cheguei à conclusão de que a chave dessa questão é a preposição. Em "comprei queijo de mais" é necessário uma preposição, poderia ser dito "comprei queijo 'em' excesso". Já em "trabalhei demais" a preposição não se faz necessária, poderia ser utilizado apenas um advérbio "trabalhei demasiamente", "trabalhei excessivamente". Mas também poderia ser usada uma preposição, eu poderia dizer "trabalhei em demasiado", apesar de soar um pouco estranho, mas que poderia ser substituído por "trabalhei em excesso". Não encontrei nenhum exemplo onde não seja possível encaixar uma preposição, e isso me fez concluir que utilizar a locução adverbial "de mais" está sempre certo, porém usar o advérbio "demais" só cabe quando a preposição é desnecessária.

Gostaria de saber se esse raciocínio está correto e, caso não esteja, onde está o erro, pois preciso que a utilização dessas duas palavras faça sentido na minha cabeça! Obrigado pela atenção!
Viegas
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Nov 25, 2019 2:48 pm

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron