Página 1 de 1

Orações Subordinadas Adverbiais

MensagemEnviado: Terça Abr 09, 2019 10:08 pm
por ronildoandrade
Identifique as orações subordinadas adverbiais reduzidas e as transforme para orações adverbiais desenvolvidas sem alterar o sentido original do texto.

"Atualmente, o insumo utilizado para produzir o carvão vegetal é o eucalipto. No entanto, enquanto uma árvore leva, em média, sete anos para ser cortada e beneficiada, o capim elefante, que tem esse nome por atingir até seis metros de altura, pode ser cortado anualmente."

Preciso de resposta até amanhã a noite, não tenho gabarito... Por favor, me ajudem!

Re: Orações Subordinadas Adverbiais

MensagemEnviado: Domingo Abr 14, 2019 3:32 am
por Gustavo_HSAL
Já comentei muito nesse fórum, faz muito tempo, lá pelos idos de 2006, pra ser mais preciso. Emociono-me ao deparar com ele novamente, ativo, porquanto pensava que já lhe tivessem dado cabo.

Vamos à questão. Nos períodos apresentados, há as seguintes orações subordinadas adverbiais reduzidas de infinitivo: para produzir o carvão vegetal, para ser cortada e beneficiada e por atingir até seis metros de altura.

As formas desenvolvidas são as seguintes: para que se produza o carvão vegetal, a fim de que seja cortada e beneficiada, porque atinge até seis metros de altura.

A conversão consiste basicamente em introduzir uma conjunção subordinativa no início da oração subordinada e ajustar a conjugação dos verbos nelas contido conforme o tempo e o modo.

Saudações, caro confrade.