Dúvida sobre o tipo de Oração e sobre o "Que"

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Dúvida sobre o tipo de Oração e sobre o "Que"

Mensagempor nicolasfgv » Quarta Jul 15, 2020 12:13 pm

Boa tarde! Surgiu para mim a seguinte frase: " Existe algum valor em compras que o frete sai de graça? "
Pois bem, ao substituir o "QUE" pelo o qual percebi que se trata um Pronome Relativo, mas fiquei com algus questionamentos:

1° o "Que" está retomando o fragmento: "...algum valor em compras..." ?
2° Trata-se de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva? Ou Orações Coordenadas?
3° Posso afirmar que a diferença entre a Oração Subordinada Adjetiva e a Oração Subordinada Adverbial é que esta modifica toda a frase e aquela tem a função de retomar o termo ou período anterior?

Muito obrigado pela atenção!
nicolasfgv
 
Mensagens: 1
Registrado: Quarta Jul 15, 2020 11:55 am

Re: Dúvida sobre o tipo de Oração e sobre o "Que"

Mensagempor MarcosL » Segunda Set 07, 2020 5:15 am

Boa madrugada!
Vamos às respostas:
1° o "Que" está retomando o fragmento: "...algum valor em compras..." ?
O "que" exerce papel do pronome relativo "cujo" no período "Existe algum valor em compras que o frete sai de graça?"
> "Existe algum valor em compras CUJO frete sai de graça?"
Então, há termo antecedente (algum valor) e termo consequente (frete).
A confirmação de retomada e posse é possível quando os termos são contextualizados coloquialmente:
> "Existe algum valor em compras ONDE O frete sai de graça?"
O "em compras" entra como complemento, e pode ser retirado da oração ou ter a sua posição modificada sem prejuízo de sentido. Ele realiza papel de adjunto adverbial.
> "Existe algum valor que o frete sai de graça?" //
"Algum valor <em compras> existe que o frete sai de graça?" // "Algum valor existe <em compras> que o frete sai de graça?"
****************
2° Trata-se de uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva? Ou Orações Coordenadas?
As orações podem ser reorganizadas no período para que o sujeito e a oração principal fiquem claros:
> "ALGUM VALOR que o frete sai de graça em compras EXISTE?"
"Algum valor existe?" é a oração principal; "que o frete sai de graça em compras" é a oração subordinada adjetiva restritiva.
*****************
3° Posso afirmar que a diferença entre a Oração Subordinada Adjetiva e a Oração Subordinada Adverbial é que esta modifica toda a frase e aquela tem a função de
retomar o termo ou período anterior?
As subordinadas adjetivas vão explicar ou restringir determinado termo, e precisam retomá-los em algum momento, por isso exercem papel de adjetivos. Estes têm a capacidade de dar qualidade ou estado a algum ser (substantivo). Como estamos falando a respeito de orações, as principais e subordinadas vão ocupar o lugar dessas classes gramaticais;
A sua pergunta não solicita essa informação, mas vou acrescentá-la: as subordinadas substantivas exercem papel de funções sintáticas (sujeito, objeto direto ou indireto, complemento nominal...);
As subordinadas adverbiais exercem papel de advérbios (adjuntos adverbiais) que modificam uma frase, um adjetivo ou um verbo.
Espero ter ajudado!
Siga-me nas redes sociais:
Facebook: Português Para Brasucas
Instagram: portuguesparabrasucas
YouTube: português para brasucas
MarcosL
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Set 07, 2020 4:00 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes