Cefetes 2007

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Cefetes 2007

Mensagempor biazinh159 » Quinta Set 10, 2009 7:30 pm

:geek: Na fala "Eu tentei pegar ele, mas não conseguiu" verifica-se que:
a) o pronome pessoal do caso reto de terceira pessoa não foi utilizado corretamente, conforme a norma culta.
b) se fosse retirado o pronome que está em primeira pessoa, o período ficaria incompleto quanto ao sentido.
c)"pegar ele" estabelece uam relação de causa com a oração anterior.
d) a terceira oração estabelece, no período, uma relação de consequência.
e) a flexão inadequada do verbo "conseguir" torna a frase ambígua.
Isabela Valim Sarmento ~ ♥
biazinh159
 
Mensagens: 35
Registrado: Terça Set 08, 2009 5:18 pm
Localização: Vitória - Es

Re: Cefetes 2007

Mensagempor YuriFags » Sexta Set 11, 2009 7:42 am

Bom,Vejamos.
A letra "A" acredito ser a correta. a) o pronome pessoal do caso reto de terceira pessoa não foi utilizado corretamente, conforme a norma culta. Os pronomes pessoais, ( eu, tu,ele, nós, vós e eles, me,mim comigo, te, ti contigo, o, a, os, as....), são utilizados para substituir as pessoas do discurso e podem aparecer na oração como sujeitos ou como complementos.
Joao fala demais --> Ele fala demais
Prendi teu cachorro mas não o maltratei.
Enquanto os pronomes do caso reto funcionam, geralmente, como sujeito (Ele),os pronomes do caso oblíquo funcionam como complementos verbais "o maltratei". Os pronomes ( me, te, se, nos, vos , o ,a ,os, as ) podem funcionar como objeto direto.
Dessa maneira, "[b][u]pegar ele"[/b][/u] deve ser substituído por "pegá-lo". Adequando-se à norma culta padrão.
-> Verbos terminaso em "r,s ou z" quando posposto pelo pronome "o,a,os,as" perdem o "r,s ou z" e o pronome toma a forma "lo,la,los,las"


A alternativa "B" é equivocada porque se retirarmos o pronome "EU" o sentido não ficaria prejudicado, visto que seria um nítido caso de sujeito desinencial.-> tentei: Eu tentei. / tentamos: Nós tentamos

Espero ter podido ajudar.
YuriFags
 
Mensagens: 56
Registrado: Sexta Set 04, 2009 10:25 am
Localização: Belo Horizonte


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 14 visitantes