"facinho facinho"

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

"facinho facinho"

Mensagempor Elizabeth » Quinta Set 17, 2009 9:04 pm

A expressão "facinho facinho" foi praticamente lançada pela apresentadora Ana Maria Braga e faz parte do comercial atual da CEF. Nas escolas, os professores estão usando normalmente. É modismo? Daqui a pouco, vai virar moda também "quilinho". Não aceito nem um nem outro. Estou errada?
Elizabeth
 
Mensagens: 17
Registrado: Quinta Set 17, 2009 8:34 pm

Re: "facinho facinho"

Mensagempor Gil Cleber » Domingo Set 20, 2009 11:20 am

Elizabeth escrito:A expressão "facinho facinho" foi praticamente lançada pela apresentadora Ana Maria Braga e faz parte do comercial atual da CEF. Nas escolas, os professores estão usando normalmente. É modismo? Daqui a pouco, vai virar moda também "quilinho". Não aceito nem um nem outro. Estou errada?


Seu erro é só quanto ao nome da apresentadora, que é Ana Maria Brega.

Essas expressões são até aceitáveis no coloquial, mas a meu ver são vulgarizações do uso da língua que se tornam irritantes e, pior, graves na mídia de massa que é a TV, por estimular o mau uso da língua.

É por essas e outras que o povo aceita palhaçadas como o "novo acordo ortográfico", ao qual não aderi e não aderirei: se tivéssemos um povo instruído, esse maldito arcordo seria pelo discutido no âmbito da população. Mas não: veio imposto de cima, como se de repente coubesse "aos de cima" decidir como fica a língua!!
Gil Cleber
 
Mensagens: 13
Registrado: Sábado Set 19, 2009 10:03 pm

Re: "facinho facinho"

Mensagempor Elizabeth » Segunda Set 21, 2009 12:18 am

Gil, obrigada pela resposta. Faço das suas palavras as minhas, inclusive nunca falo "Braga", falo brega mesmo. Infelizmente, o nosso idioma está sucumbindo ao coloquial mais vulgar e ignorante já conhecido em nossa história (tão esquecida atualmente). A tal expressão foi usada pelo coordenador de língua portuguesa em sala de aula. Corrigido pelo meu filho de 9 anos (5º ano), pediu para que ele ensinasse à mamãe (eu) ao chegar em casa que está correto. É complicado. Graças a Deus, isso não afetou o menino, mas o tal professor despencou no conceito dele.
Um abraço.
Elizabeth
 
Mensagens: 17
Registrado: Quinta Set 17, 2009 8:34 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes