Conjunção e preposição

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Conjunção e preposição

Mensagempor jomar_filho » Segunda Fev 15, 2010 9:05 pm

Olá amigos internautas! Boa noite!

Estou precisando da ajuda de vocês: não consigo entender a diferença de conjunção e preposição.

Ex. Conjunção
Fui à feira e comprei banana, limão e abacaxi. (e = conjunção aditiva)
Ex. preposição
Fui à feira conforme você colicitou. (conforme = preposição acidental)


Existe algum macete que vocês podem compartilhar comigo, para os casos mais difícies que os apresentados acima?
Preciso decorar todas as preposições e as principais conjunções para me dar bem em uma prova?


Desde já, agradeço a atenção de todos.
Forte abraço e que Deus os abençoe.
Jomar Filho
Natividade - RJ
jomar_filho
 
Mensagens: 71
Registrado: Sexta Jan 08, 2010 8:49 am
Localização: Natividade - RJ

Re: Conjunção e preposição

Mensagempor André Martini » Sábado Mar 20, 2010 12:24 pm

Olá Jomar.
A diferença fundamental é que a preposição é o termo que posto entre dois outros, estabeleçe uma relação de subordinação da segunda com a primeira. No seu exemplo a preposição está estabelecendo uma relação de conformidade do que vem antes com o que vem depois - pois fui conforme você disse. A conjunção liga duas orações ou dentro da oração palavras com a mesma função ou valor. Ex (...) se dissolvem quando os vícios E crimes sobrepujam a virtude. Esse E está ligando duas palavras de valor substantivo, portanto é conjunção. É meio abstrato mas na dúvida procure analisar se o termo está estabelecendo relação entre palavras ou está ligando termos de mesma função e valor. Se estiver ligando duas orações é conjunção.
Abços !
André Martini
 
Mensagens: 5
Registrado: Sábado Mar 20, 2010 11:26 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes

cron