Divisão silábica

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Divisão silábica

Mensagempor jhhj234 » Sábado Abr 01, 2017 11:11 pm

Por que a separação silábica de juiz é ju-iz sendo que uma das regras da divisão silábica é não separar ditongos?

Muitos professores e sites dizem que ditongo é um encontro vocálico na mesma vogal.Mas se você for seguir a regra de divisão silábica não separa os ditongos mas para você saber se é ditongo ou não você tem que separar as silabas.Na minha cabeça isso não faz o menor sentido.Alguém poderia me dar uma luz?
jhhj234
 
Mensagens: 2
Registrado: Sábado Abr 01, 2017 10:58 pm

Re: Divisão silábica

Mensagempor ivomilton » Segunda Abr 03, 2017 5:09 pm

jhhj234 escrito:Por que a separação silábica de juiz é ju-iz sendo que uma das regras da divisão silábica é não separar ditongos?

Muitos professores e sites dizem que ditongo é um encontro vocálico na mesma vogal.Mas se você for seguir a regra de divisão silábica não separa os ditongos mas para você saber se é ditongo ou não você tem que separar as silabas.Na minha cabeça isso não faz o menor sentido.Alguém poderia me dar uma luz?


Boa tarde,

A palavra juiz é constituída de 2 sílabas, pois nessa palavra, "ui" é um hiato e não um ditongo.
Por isso, deve ser separada em ju-iz.

Quando for ditongo (muito, fortuito,...) os sons "u" e "i" são lidos juntamente.
No caso da palvra juiz, observe que não lemos júiz, mas juíz. (acentuei graficamente para melhor perceber).
Nesse caso, em que lemos o som do u separadamente do som do i, temos um hiato e não um ditongo.

Hiato é a separação das vogais do encontro vocálico. Cada vogal fica em uma sílaba diferente. Em juiz existe hiato: ju-iz.


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes