Questão sobre Anáfora

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Questão sobre Anáfora

Mensagempor andrelm » Terça Jul 25, 2017 11:52 pm

Tenho uma dúvida em uma questão sobre retomada anafórica de um concurso realizado neste domingo. Os recursos podem ser interpostos até amanhã (quarta), vocês podem me ajudar? Vejam vocês mesmos se o gabarito está certo:

O texto abaixo fala sobre um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard. A partir da 18ª linha, há o seguinte trecho que está causando dúvidas:

MINHA PERGUNTA É: Os dois pronomes "eles" fazem uma retomada anafórica pronominal de "um grupo de homens"? Ou o segundo "eles" retoma "pesquisadores" do 3º parágrafo?

Parágrafo:
"O teste para o estudo foi realizado com um grupo de homens, eles mastigaram carne de cabra (semelhante a carnes da época) e vegetais. Usando sensores de eletromiografia, eles mediram a quantidade de energia que os músculos da cabeça e mandíbula tiveram que exercer para mastigar e engolir as amostras inteiras ou preparadas das três formas antigas."

O gabarito preliminar considerou falsa a resposta para a pergunta acima.
Penso que o motivo foi o fato de "eles" estar no plural e não concordar com "grupo de homens", mas sim com "homens". Seria apenas esse o motivo?

Agradeço muito o compartilhamento de conhecimento! Abaixo está a prova de concurso que caiu a questão. A questão é a 2ª, item I.

O link do texto completo: http://copese.ufpi.br/subsiteFiles/cope ... rmacao.pdf
andrelm
 
Mensagens: 1
Registrado: Terça Jul 25, 2017 8:42 pm

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes