Página 1 de 1

Complemento nominal.

MensagemEnviado: Quarta Mar 10, 2010 7:28 pm
por Mardi
Olá, tenho dúvidas quando vou resolver algum exercício envolvendo adjunto adnominal e complemento nominal.
Um exemplo disso é no seguinte exercício:

Em Aeromoça na burocracia me dá ideia de um pé de gerânio intimado a viver e florir dentro de um armário fechado, as expressões de um pé e de gerânio são, respectivamente,
a) adjunto adnominal, complemento nominal
b) complemento nominal, adjunto adnominal
c) objeto indireto, complemento nominal
d) adjunto adnominal, adjunto adnominal
e) complemento nominal, complemento nominal


A resposta do exercício é a alternativa "B". Será que alguém poderia me explicar como é que eu sei que de um pé é complemento nominal?

Re: Complemento Nominal.

MensagemEnviado: Quinta Mar 11, 2010 4:53 pm
por Jadson-BR
Mardi,

O problema ocorre quando o elemento preposicionado se liga a um substantivo abstrato. Para saber a diferença, basta verificar se o elemento preposicionado tem sentido ativo ou passivo. Se tiver sentido ativo, será adjunto adnominal; se tiver sentido passivo, será complemento nominal. Vejamos as frases:

O amor de Joana é surpreendente.

Joana tem amor ao próximo.

Na primeira frase, de Joana tem sentido ativo: Joana é que tem amor; é, portanto, adjunto adnominal. Na segunda, ao próximo tem sentido passivo: o próximo é que recebe o amor; é, portanto, complemento nominal.

Em ideia de um pé de gerânio, temos de um pé, que é complemento nominal, já que o não teve a ideia, e sim foi o alvo dela. De gerânio é adjunto adnominal, já que pé é um substantivo concreto, sendo qualificado pela locução adjetiva de gerânio.

Re: Complemento nominal.

MensagemEnviado: Sábado Mar 20, 2010 12:33 pm
por André Martini
Olá Mardi !
Uma outra maneira de analisar, é assim:
Existem dois tipos de substantivos, um aponta para fora pedindo um complemento, outro se encerra em si mesmo. Se o substantivo pedir um complemento para que tenha significação é complemento nominal, se ele se encerra em si mesmo e recebe um termo ao lado com função adejtiva é adjunto adnominal.
No seu exemplo
Me dá idéia - é preciso um complemento para dar sentido, idéia de que ? Se não for falado a frase não tem sentido. Idéia de um pé.
Um pé de gerânio - o ´´de gerânio`` está especificando o pé e não complementando. Prova real: tire o ´´de gerânio`` que a frase continua a ter sentido. Se tirar o ´´de pé`` a frase perde o sentido.
Abços !