Concurso público

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Concurso público

Mensagempor roneymendonca » Segunda Ago 28, 2017 1:56 pm

Olá boa tarde gostaria de tira uma dúvida quanto esta questão que caiu em concurso. Principalmente no texto onde está escrito (este desembarcou ______ foz do ribeirão Garcia .pq é utilizada a crase nessa situação?

“Blumenau é um município do estado de Santa Catarina,Região Sul do Brasil. Localiza-se na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí. É ______ cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Isa jaí. [...] Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou _______ foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com _______ técnica enxaimel. [...]”
Nesse excerto sobre o município de Blumenau, retirado da Wikipédia, preenchem corretamente as lacunas acima, na ordem dada:
(A) a – à – a
(B) à – à – à
(C) a – a – a
(D) à – à – a
(E) a–a–à
roneymendonca
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Ago 28, 2017 1:41 pm

Re: Concurso público

Mensagempor ivomilton » Quarta Ago 30, 2017 10:21 am

roneymendonca escrito:Olá boa tarde gostaria de tira uma dúvida quanto esta questão que caiu em concurso. Principalmente no texto onde está escrito (este desembarcou ______ foz do ribeirão Garcia .pq é utilizada a crase nessa situação?

“Blumenau é um município do estado de Santa Catarina,Região Sul do Brasil. Localiza-se na microrregião homônima e na Mesorregião do Vale do Itajaí. É ______ cidade-sede da Região Metropolitana do Vale do Isa jaí. [...] Foi fundada pelo filósofo e farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que chegou em um barco via rio Itajaí-Açu acompanhado de outros dezessete colonos compatriotas. Este desembarcou _______ foz do Ribeirão Garcia em 2 de setembro de 1850 e dividiu o território em lotes para que os colonos pudessem edificar suas moradias, majoritariamente casas feitas com _______ técnica enxaimel. [...]”
Nesse excerto sobre o município de Blumenau, retirado da Wikipédia, preenchem corretamente as lacunas acima, na ordem dada:
(A) a – à – a
(B) à – à – à
(C) a – a – a
(D) à – à – a
(E) a–a–à


Bom dia, Roney.

"Este desembarcou _______ foz do Ribeirão Garcia..." quer dizer que " ...desembarcou (junto) à foz do Ribeirão Garcia".
Jamais teria sentido dizer que " ...desembarcou a foz do ... (ou: junto a foz...).
A crase, portanto, nessa frase é necessária.



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Concurso público

Mensagempor mramos » Sábado Jan 13, 2018 10:18 am

Crase é o meu maior medo em provas de Português em concursos públicos. Por mais que eu aprenda aqueles macetes de substituição ainda caio em pegadinhas.

Mas eu ainda chego lá!

Estou curtindo o fórum e contem comigo.

Um abraço pessoal!

Ricardo Maia
mramos
 
Mensagens: 1
Registrado: Sábado Jan 13, 2018 10:13 am


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes