Esta, essa e aquela, dúvida em um caso específico.

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Esta, essa e aquela, dúvida em um caso específico.

Mensagempor Linnos » Domingo Dez 10, 2017 1:48 pm

Apesar de ter lido muitas explicações, ainda estou na dúvida na seguinte situação:

Estou escrevendo um ofício na prefeitura para um cidadão, então no fim escrevo:

"Segue anexo ofício do Ibama com orientações dessa entidade." No caso refiro-me ao Ibama.

Quando cidadão estiver lendo o oficio, nem eu nem o Ibama estarão por perto, mas é como se eu estivesse perto, por meio do ofício, então faria sentido falar "daquela entidade"? (o Ibama que está distante)

Ou deveria usar "desta entidade", pois, na frase, o Ibama está mais perto? Mas "desta entidade" fica parecendo que estou falando da prefeitura, pois estou lá quando estou escrevendo o ofício.

Uso "dessa entidade" no caso, mas soa estranho...
Linnos
 
Mensagens: 1
Registrado: Domingo Dez 10, 2017 1:38 pm

Re: Esta, essa e aquela, dúvida em um caso específico.

Mensagempor gandulfo » Terça Jan 08, 2019 11:04 pm

Olá, Linnos, tudo bem?

Pela proximidade que há entre o referente e o referido, pode-se utilizar um pronome pessoal do caso reto. Veja a correção: "Segue anexo ofício do Ibama com orientações dela". Essa referência independe da distância física que há entre você ou o Ibama e o receptor da mensagem, porque as referências feitas utilizando pronomes levam em consideração a distância dentro do texto, mas não a física.

Outro detalhe: seria interessante substituir "anexo" por "em anexo", apenas pela estilística do texto. Como diria um principiante, "isso deixa o texto mais bonito".

Correção: "Segue em anexo ofício do Ibama com orientações dela"
Espero ter sido útil! _b
gandulfo
 
Mensagens: 10
Registrado: Terça Jan 08, 2019 8:18 pm
Localização: Brasília, DF, Brasil


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes