Dúvida gramatical

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

Dúvida gramatical

Mensagempor Michel Marques » Quarta Jan 31, 2018 8:27 am

Nas seguintes frases : Se bobear nois laça . Se bobear eu te pego . Devo empregar virgula após bobear. Na segunda frase ; O cruzeiro é fominha se bobear comora todo mundo . O bobear pode ficar entre virgula . Na terceira frase ; Solteiro sim sem cerveja nunca . Devo utilizar a vírgula antes de nunca . Obrigado pela atenção. Na seguinte frase ; tente uma , duas , três vezes e se possível tente a quarta , quinta. Se eu escrever dessa seguinte maneira; tente uma , duas , três vezes , e , se possível tente a quarta, quinta . Esta errada ?
Michel Marques
 
Mensagens: 4
Registrado: Quarta Jan 31, 2018 8:14 am

Re: Dúvida gramatical

Mensagempor gandulfo » Terça Jan 08, 2019 10:47 pm

Olá, Michel Marques, tudo bem?

Vamos falar sobre cada frase, já corrigidas em cada item:

(1) Se bobear, "nois" laça./ Se bobear, eu te pego.

É necessário, sim, inserir uma vírgula após [Se bobear], já que essa é uma oração adverbial anteposta à principal, e todas desse tipo recebem vírgula obrigatoriamente.

(2) O cruzeiro é fominha. Se bobear, comora todo mundo

É necessário, sim, inserir uma vírgula após [Se bobear], já que essa é uma oração adverbial intercalada com a principal, e todas desse tipo recebem vírgula obrigatoriamente. Contudo, há, ainda, um outro erro: A oração "O cruzeiro é fominha" é absoluta, já representa um enunciado completo, portanto deve ser encerrada por ponto.

(3) Solteiro(,) sim; sem cerveja(,) nunca.

Com adjuntos adverbiais de curta extensão, a vírgula é facultativa, portanto seu uso é desnecessário, contudo se faz necessária uma pausa após "sim", já que "Solteiro sim" e "sem cerveja nunca" são orações nominais e coordenadas.

(4) Tente uma, duas, três vezes e, se possível, tente a quarta, a quinta.

A frase está inadequada. Veja que não se utiliza vírgula antecedendo a conjunção coordenativa aditiva "e" se os sujeitos das orações que ela coordena são iguais. Ademais, a inserção do artigo em um termo implica a inserção em todos os outros que forem coordenados a ele, logo deve haver o artigo definido antes de "quinta". Por último, a oração [se possível] é adverbial e está intercalada com a principal, por conseguinte recebe vírgula antes e depois de sua construção.
Espero ter sido útil! _b
gandulfo
 
Mensagens: 10
Registrado: Terça Jan 08, 2019 8:18 pm
Localização: Brasília, DF, Brasil


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes