PLURAL SUBSTANTIVOS

Dúvidas / Discussões gerais sobre a Língua Portuguesa.

Moderador: Pedro.max

PLURAL SUBSTANTIVOS

Mensagempor DMNQ2015 » Sexta Maio 18, 2018 10:09 pm

Quem tem dificuldade no entendimento do plural de substantivos terminados em -ão tônico, em que irmão tem o plural irmãos, mas leão tem o plural leões ?
DMNQ2015
 
Mensagens: 3
Registrado: Sexta Maio 18, 2018 9:20 pm

Re: PLURAL SUBSTANTIVOS

Mensagempor gandulfo » Terça Jan 08, 2019 9:15 pm

Olá, DMNQ2015, tudo bem? Eu não tenho dificuldade, mas acho que te posso ajudar. Transcreverei aqui a regra para a passagem ao plural de nomes terminados em -ão, descrita na "Gramática Houaiss da Língua Portuguesa":

"Os nomes terminados em ditongo nasal -ão seguem duas regras básicas:
a) o ditongo -ão passa a -õe- diante da marca de plural. Esta regra inclui todos os aumentativos em -ão e os substantivos derivados de verbos por meio de sufixo em -(ç)ão: limão - limões, coração - corações, caminhão - caminhões, exceção - exceções, caldeirão - caldeirões, cinturão - cinturões, confissão - confissões, reunião - reuniões, construção - construções, comilão - comilões, apelação - apelações.
b) os monossílabos e os paroxítonos recebem -s: grão - grãos, mão - mãos, vão - vãos, bênção - bênçãos, órgão - órgãos, sótão - sótãos, acórdão - acórdãos. As únicas exceções são pão (pl. pães) e cão (pl. cães).

Obs.: Há um grupo de nomes em -ão cujo plural, por ser irregular e imprevisível, vem informado nos dicionários e precisa ser memorizado pelos usuários da língua. Fazem parte desse grupo formas como pães, cães - já mencionadas - e capitães, sacristães, capelães, alemães, irmãos, refrãos, anciãos, artesãos, entre outras. Estas e outras informações inexplicáveis por meio de regras encontram-se nos bons dicionários e nas gramáticas normativas em geral."

Espero ter sido útil! _b
Espero ter sido útil! _b
gandulfo
 
Mensagens: 10
Registrado: Terça Jan 08, 2019 8:18 pm
Localização: Brasília, DF, Brasil


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes