concordância verbal verbo ser

Espaço dedicado às pessoas que querem esclarecer dúvidas ou simplesmente treinar seu inglês com outros usuários.

Moderador: SóLínguaInglesa

concordância verbal verbo ser

Mensagempor fabioem » Sexta Nov 11, 2011 3:22 pm

Olá a todos,
Sou mais um novato no forum, e espero que aqui, os mestre possam me ajudar. Estou estudando para concurso, porém, estou com algumas dificuldade quando o assunto é concordância verbal, pois bem,vejam.
Estou estudando também pelo livro Jão Domingues Maia . Quando chego na concordância verbal com o uso do verbo ser tenho essa definição;
A concordância do verbo ser pode ser feita tanto com o predicativo ou, mais raramente, com o sujeito;
Tudo é flores no presente. (Gonçalves Dias)

Sendo que muita gente discorda afirmando que o correto seria; Tudo são flores no presente.
Afinal o que é certo para o verbo ser com os pronomes indefinidos?? :roll: :roll: :roll: :roll: :roll: :roll:
fabioem
 
Mensagens: 5
Registrado: Sexta Nov 11, 2011 3:11 pm

Re: concordância verbal verbo ser

Mensagempor Marcio Alex » Domingo Nov 27, 2011 3:48 am

Caro amigo, as duas construções são aceitas, pois o verbo "ser" pode concordar tanto com o sujeito no caso "Tudo" pronome indefinido ou pode concordar com o predicativo do sujeito que é "flores" e que na oração possui sentido conotativo ou seja , flores representa ; bem estar , alegria etc.
Quando o sujeito é um dos pronomes isto, isso, aquilo, o, tudo, o verbo “ser” concordará com o predicativo.
- Tudo são flores.
- Isso são lembranças de viagens.
Pode ocorrer também o verbo no singular concordando com o pronome (raro).
- Tudo é flores. Embora as duas formas estejam corretas , a forma mais usada é ; Tudo são flores. o verbo concordando com mo predicativo do sujeito.
espero ter ajudado . Márcio Alex estudante de letras com habilitação para tradução e Interpretação.


consultado em 27/11/2011 http://www.infoescola.com/portugues/con ... ia-verbal/
Marcio Alex
 
Mensagens: 1
Registrado: Domingo Nov 27, 2011 3:22 am


Voltar para Dúvidas e bate-papo

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes