Lançamento de projéteis

Discussões sobre questões de Física.

Lançamento de projéteis

Mensagempor Necromance » Sábado Jul 17, 2010 8:06 pm

(UF-PR)Uma bola é lançada ,apartir do solo, com uma velocidade cuja componente vertical vale 45m/s e cuja componente vertical vale 20m/s.
Determine sua velocidade 2 segundos após o lançamento.(Considere g=10m/s² e despreza a resistência do ar).

Assim fiz vários exercicios e sei que a componente x se mantém constante na trajetória ,entretanto a componente y no ponto mais alto vale 0 .
Então porque nesse exercicio ele me diz que a velocidade após 2 segundos vale 45m/s?
Não consegui entender isso , se alguém puder ajudar eu agradeço Obrigado.
Necromance
 
Mensagens: 65
Registrado: Quinta Out 08, 2009 10:47 am

Re: Lançamento de projéteis

Mensagempor Guilherme » Sábado Jul 17, 2010 10:19 pm

Então porque nesse exercicio ele me diz que a velocidade após 2 segundos vale 45m/s?

___________________________________________________

Leia com atenção ele está dizendo que em t = 0 (hora do lançamento) a velocidade na vertical é 45m/s e quer saber a velocidade 2s após o lançamento.
Guilherme
 
Mensagens: 677
Registrado: Segunda Set 07, 2009 11:40 pm

Re: Lançamento de projéteis

Mensagempor Newton43 » Segunda Jul 19, 2010 6:41 pm

Nesse tipo de exercício vc deverá somente descobrir a velocidade nesse ponto, ou seja, aos 2 segundos somente! Logo deve ter a noção da seguinte fórmula:

V= Vi-gt

Onde temos a velocidade final igual a velocidade inicial menos a aceleração da gravidade ( 10m/s²) multiplicada pelo tempo do dado ponto!

Assim temos:

V=Vi-gt
V=45-10.2
V=25m/s

Logo, a velocidade as 2 segundos é 25 m/s.Tinhamos a velocidade inicial que era 45 m/s e o tempo mais a aceleração e aí ficou simples :D .Se observar bem, verá que essa velocidade diminui ao se afastar do solo e como sabemos vai chegar no ponto máximo que será 0. Espero ter ajudado!!!
Newton43
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Jul 19, 2010 6:29 pm

Re: Lançamento de projéteis

Mensagempor Necromance » Segunda Jul 19, 2010 8:16 pm

No meu livro está que a velocidade após 2 segundos vale 45m/s... Veja outro exemplo

(Fundação Carlos Chagas-SP) Um ponto material é lançado obliquamente com uma velocidade que vale 10m/s,formando um ângulo de 60° com a horizontal.APós o lançamento,ele fica sujeito unicamente á ação da gravidade.Sendo cos60° = 0,50 e sen60° = 0,86, avelocidade do ponto material no ponto mais alto da trajetória é / em m/s:

A) zero B) 5 C)7 D)8,6 E)10

No livro o correto é a alternativa b 5metros por segundos ,mas no ponto mais alto da trajetória a velocidade não é zero?
Aqui no meu livro diz o seguinte no ponto mais alto da trajetória existe uma reta que o ponto percorre sendo assim sua velocidade é igual apenas a sua componente X . Estou certo ou errado?
Necromance
 
Mensagens: 65
Registrado: Quinta Out 08, 2009 10:47 am

Re: Lançamento de projéteis

Mensagempor Guilherme » Segunda Jul 19, 2010 9:36 pm

Sim está correta a resposta do livro, pois temos : Vx = 10.cos(60°) = 5m/s ... E quanto a afirmação feita "no pto mais alto da trajetória, a velocidade é igual a velocidade no eixo x", também está correta.
Guilherme
 
Mensagens: 677
Registrado: Segunda Set 07, 2009 11:40 pm

Re: Lançamento de projéteis

Mensagempor Edson Flavio » Terça Nov 24, 2020 10:27 pm

Olha:

No ponto Máximo temos Velocidade de Y = 0, porém o projétil foi lançado com um ângulo OBLÍQUO. Isso significa que ao chegar no ponto mais alto ele tende a manter um deslocamento horizontal antes de voltar a cair. Ou seja no ponto máximo o projétil se desloca na posição horizontal e consequentemente na sua velocidade que é Vx = cos x Vo = 0.5 x 10 = 5 m/s. Letra B.

Vy = Vx no ponto máximo devido angulo oblíquo.
Edson Flavio
 
Mensagens: 1
Registrado: Terça Nov 24, 2020 10:20 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes