Exercício sobre cinemática

Discussões sobre questões de Física.

Exercício sobre cinemática

Mensagempor neidantaslopez » Terça Out 27, 2009 1:45 pm

Não estou conseguindo resolver o seguinte exercício sobre cinemática:

Dois trens de 300 metros de comprimento correm em linhas paralelas com velocidades 40 km/h e 50 km/h, no mesmo sentido. Quanto tempo leva o trem mais rápido para ultrapassar o mais lento?

Aguardo ajuda.
neidantaslopez
 
Mensagens: 11
Registrado: Terça Out 27, 2009 1:42 pm

Re: Exercício sobre cinemática

Mensagempor blfelix » Terça Out 27, 2009 4:25 pm

A ultrapassagem inicia-se quando a parte dianteira do trem mais rápido se emparelha com a parte traseira do trem mais lento, e termina quando a parte traseira do trem mais rápido se emparelha com a parte dianteira do trem mais lento.
De acordo com a velocidade relativa de aproximação, o módulo da velocidade relativa entre os corpos é dado pela diferença entre os módulos das velocidades do trem mais rapido e o trem mais lento.

V = |Va| - |Vb| --------> V = 50 - 40--------> 10 Km/h

O trem mais rápido se aproxima do trem mais lento com velocidade relativa de 10 Km/h e alcança o trem mais lento após percorrer 0,60 Km( adição dos comprimentos dos trens). Então, temos:

S = V * t ----------> 0,60 = 10 * t ------------> t = 0,06 h = 0,06 * 3600 s ------> t = 216 s ou ainda t = 3,6 min.

Espero ter ajudado...
blfelix
 
Mensagens: 134
Registrado: Quinta Set 03, 2009 6:19 pm

Re: Exercício sobre cinemática

Mensagempor neidantaslopez » Quinta Out 29, 2009 11:13 am

Muito obrigado!

Meu erro estava em admitir que os trens estavam lado a lado (alinhados) quando o movimento começou, e nisso eu deduzi que para que a ultrapassagem ocorresse o trem mais rápido teria que estar apenas a 0,3 km a frente do trem mais lento. Agora quanto a velocidade relativa de aproximação eu nem tinha noção. Muito obrigado.
neidantaslopez
 
Mensagens: 11
Registrado: Terça Out 27, 2009 1:42 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 25 visitantes