Duplicação de DNA

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Duplicação de DNA

Mensagempor Marcilio » Sexta Mar 08, 2019 7:53 am

Sou físico e sei pouco de biologia e estou estudando por conta própria e tenho uma dúvida que tenho quase certeza que passa despercebida para muita gente.Não existe nenhum processo em Física onde se crie matéria.No entanto, na duplicação do DNA surge uma fita nova de DNA.De onde vem os átomos que vão formar a nova fita? Da fita velha por um corte?Da polimerase?Para mim é estranhíssimo surgir átomos que não sei de onde vieram.
grato!
Marcilio
 
Mensagens: 1
Registrado: Sexta Mar 08, 2019 7:46 am

Re: Duplicação de DNA

Mensagempor ZeroFox » Segunda Jul 13, 2020 10:13 pm

Olá Marcílio.
Acredito que você esteja se referindo às moléculas das bases púricas (Adenina, Guanina) e pirimídicas (Citosina, Timina e Uracila) que são a base da construção de uma fita de DNA e RNA. Essas moléculas podem ser repostas pelos organismos a partir da ingestão dos alimentos. Durante o processamento deles, há a ação de enzimas digestivas ao longo do trato digestório, principalmente no duodeno, capazes de hidrolisar o alimento ingerido em unidades menores. A ação de endonucleases são responsáveis por "quebrar" as moléculas de DNA (ou RNA) que ficam expostas no duodeno. Resultado disso são os componentes base para a síntese de uma nova molécula de DNA ou RNA no organismo.
Existem outros meios para a obtenção das moléculas-base que constituem os ácidos nucleicos. Outras vias metabólicas do organismo, como durante a metabolização do açúcar, lipídios, amônia, são capazes de sintetizar adeninas, guaninas, citosinas... como produtos secundários.
ZeroFox
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Jul 13, 2020 9:49 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes