Dúvidas

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Dúvidas

Mensagempor Rafa.8D » Terça Set 27, 2011 7:16 pm

Então se alguém me explicar eu ficaria muito agradecido, é dúvida minha então... =X

"O que são os Aminoácidos?"

"O que é/ Como é feita uma ligação peptidica?"

"Ligação peptidica é o mesmo que reação de desidratação?"

"O que é uma base nitrogenada?"

Agradeço desde já

_______

VLW 8D
_____________

Vlw 8D
Rafa.8D
 
Mensagens: 17
Registrado: Sexta Set 23, 2011 4:25 pm

Re: Dúvidas

Mensagempor lottiheitor » Quarta Out 05, 2011 11:25 pm

Ola, Rafael...
primeiramente os AMINOACIDOS! É fundamental que voce se lembre disso:
Aminoacidos sao as unidades formadoras das proteinas. Cada aminoacido é composto basicamente do seguinte:
1-)o carbono alfa, central, ao qual estao ligados 3 radicais comuns a TODOS os aminoacidos
a-)um radical amina (NH2);
b-)um radical carboxila (COOH);
c-)um radical hidorgenio (H)
2-)por fim o ultimo radical é justamente a porção variavel em cada aminoacido.
Entao grave... os aminoacidos tem o carbono alfa, o grupo amina, o grupo carboxila, o atomo de hidrogenio e um radical R que os diferencia uns dos outros.
Vc tambem tem que saber o seguinte: existem 20 aminoacidos, e nosso organismo produz apenas 11. Os demais devem ser absorvidos pela alimentacao adequada.

Segunda pergunta: Como e feita uma ligacao peptidica?
Lembre-se do seguinte - peptideos sao as ligacoes entre 2 aminoacidos ou mais, atraves das "ligacoes peptidicas". Ou seja, pegue o aminoacido A e o aminoacido B e ligue-os entre si. Vc terá um peptideo.
Mas oq é isso?
Vc reparou pela questao anterior que existe um radical NH2 e outro COOH nos aminoacidos, certo? Pois entao... a ligacao entre 2 aminoacidos ocorre entre esses 2 grupos: o grupo COOH perde o oxigenio e o hidrogenio (OH), e o grupo NH2 perde um hidrogenio (H). A ligacao passa a ser entre o nitrogenio de um e o carbono do outro, liberando-se uma molecula de agua.

Terceira pergunta:
SIM! Qdo 2 aminoacidos se ligam entre si perde-se uma molecula de agua no processo como expliquei na questao 2. É o que se chama de desidrataçao intermolecular.

Quarta pergunta: base nitrogenada.
Base nitrogenada é uma das unidades formadoras dos acidos nucleicos (DNA e RNA). Existem 5 bases nitrogenadas Adenina/Timina; Citosina/Guanina. No RNA nao existe a timina, mas em seu lugar a URACILA.
Nao sei se voce precisa saber disso na oitava serie, mas 2 bases sao puricas e 3 sao pirimidicas. A ligacao entre as 2 fitas do DNA ocorre justamente entre as bases nitrogenadas purica com pirimidica. Caso vc precise de explicacao a respeito, torne a perguntar.

=D
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes

cron