Divisão Celular

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Divisão Celular

Mensagempor luanxy » Sexta Out 07, 2011 10:52 pm

(UE-RS) Os fenômenos abaixo, verificado na prófase I da meiose, tem como conseqüência:

http://imageshack.us/photo/my-images/710/imagemljg.jpg/

a. O surgimento de indivíduos mutantes.
b. O surgimento de aneuploidias que conferem melhor adaptação à espécie.
c. A manutenção do número de cromossomos da espécie.
d. O aparecimento de grande diversidade de indivíduos numa determinada espécie.
e. A formação de zigotos diplóides, o que evita o aparecimento de síndromes.

Alguem poderia me dar uma explicação dessa questão para que eu possar entender. Essa é uma das matérias que eu tenho mais dificuladade em biologia. (divisão celular)
luanxy
 
Mensagens: 8
Registrado: Sexta Out 07, 2011 6:55 pm

Re: Divisão Celular

Mensagempor lottiheitor » Sábado Out 08, 2011 1:38 am

Ola, Luanxy...
Vou tentar responder sua pergunta, ok?
Primeiramente, se sua dificuldade gira em torno de biologia, mais precisamente divisao celular, ai vai uma dica: MEIOSE é a divisao celular que ocorre apenas nas celulas germinativas, ou seja - naquelas responsaveis pela reproducao (ovulogenese e espermatogenese). Ja a MITOSE produz celulas geneticamente identicas as celula-mae, e ocorre em todas as outras celulas do corpo.

O evento da imagem que vc mostrou é muito importante na meiose. É o crossing-over, quando os cromossomos alelos pareiam, e se ligam durante a profase I, enquanto estao espiralando. Essas ligacoes acontecem ponto por ponto, definindo oq chamamos de sinapses. A profase I tem 5 fases que podem te ajudar a entender o que aconteceu:
1)Leptoteno - comeca a espiralacao dos cromossomos, mas ainda sao pouco visiveis
2)Zigoteno - a espiralacao aumenta e os cromossomos pareiam definindo as sinapses
3)Paquiteno - a espiralacao ja e bem intensa, e pelo fato de terem acontecido as sinapses (os pontos de ligacao), podem entao ocorrer trocas de pedaços entre um cromossomo e outro (é exatamente esse o momento da imagem que vc enviou)
4)Diploteno - os cromossomos comecam a se afastar por acao do fuso de divisao que foi organizado no hialoplasma no inicio da meiose, antes ainda de se desfazer a carioteca do nucleo. Qdo esse afastamento começa ficam visiveis alguns pontos de contato entre os cromossomos que ainda permanecem. Esses pontos sao os "quiasmas", que evidenciam onde ocorreram as trocas de pedaços (o crossing-over). É possivel considerar que a imagem em questao se refira a essa parte tb. É indiferente.
5)Diacinese - os quiasmas parecem escorregar para as extremidades do cromossomo, e eles se afastam ainda mais.

Qual a relevancia disso? ===> VARIABILIDADE!
A meiose proporciona oq a mitose nao pode: a variabilidade dos individuos que podem surgir na reproducao sexuada de uma especie. Primeiramente pela recombinacao genica casual devido a distribuicao do homologos na meiose I (e grave o seguinte: isso somente acontece porque na meiose I o centromero dos cromossomos NAO se duplica); e em segundo lugar pela ocorrencia do crossing-over, que aumenta ainda mais as variantes cromossomicas nesse tipo de divisao celular.

Agora analisando as alternativas:
a)Está errada, pois mutacoes sao ERROS no processo de divisao celular, oq nao é o caso.
b)Está errada, mas vamos ver o significado do "termo" desagradável dessa questao? Aneuploidias sao anomalias resultantes de erro na duplicacao do material genetico que resulta num numero de cromossomos diferente daquele normal da especie. A sindrome de Dawn, por exemplo, se enquadra numa aneuploidia.
c)Está errada, pois a manutencao do numero de cromossomos da especie está relacionado (na especie humana) à FECUNCAÇÃO do ovocito II pelo espermatozoide. Sendo as celulas germinativas ambas haploides, a fecundacao resulta no zigoto diploide.
d)Está CORRETA, pois o crossing-over da meiose, como expliquei, colabora na diversidade genetica de uma mesma especie, oq proporciona maiores chances de adaptacao ao meio, e sobrevivencia da especie a longo prazo.
e)Está errada, pois o evento da imagem que vc enviou nada tem que ver com fecundacao, e formacao de zigotos diploides, e sim, da formacao das celulas reprodutivas na ovulogenese e espermatogenese.

Espero ter ajudado...
=D
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes