Experiencia

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Experiencia

Mensagempor nathalia13 » Domingo Out 09, 2011 7:14 pm

gente por favor preciso de uma experiencia que envolva centriolos, complexo de golge ou peroxissomos! alguem pode me mandar uma toda detalhada?
Obrigada =)
nathalia13
 
Mensagens: 26
Registrado: Domingo Out 09, 2011 7:00 pm

Re: Experiencia

Mensagempor lottiheitor » Quinta Out 13, 2011 12:21 am

Ola, Nathalia...
sempre que voce for pensar numa experiencia qualquer procure refletir sobre o metodo cientifico. Ele compreende o seguinte raciocinio:
- primeiramente observe determinados fatos da natureza
- tal observacao gera questionamentos... formule um.
- em seguida elabore uma hipotese de por que o fato ocorre. Algo que tenha sentido.
- Desenvolva um experimento controlado que confirme ou nao a hipotese
- colete os dados e avalie se voce estava certa
- experimente de novo... e de novo...

Frequentemente as duvidas relacionadas a eventos naturais ja tem algum embasamento em conhecimento previo, certo? por exemplo, sua pergunta. Vamos pegar uma experiencia, portanto, que envolva o Complexo de Golgi (CG) e o Reticulo Endoplasmatico (RE). Pra comeco de conversa, vamos raciocinar:
Oq essas organelas fazem? (E daí que vc tem que começar):
- O RE, sobretudo o rugoso, é responsavel por producao de proteinas; em seguida as envia devidamente acondicionadas em vesiculas ao CG. Esse por sua vez é responsavel, a grosso modo, por empacotar as substancias produzidas pela celula, ou mesmo de dar continuidade a preparacao de uma secrecao qqer. Exemplos nao faltam, mas nao é essa sua questao.

Ora, se mencionamos as proteinas, entao estamos evidentemente falando de AMINOACIDOS, nao e verdade? Pois eles sao as unidades formadoras das proteinas. Entao a experiencia poderia ser a seguinte, dividindo em 2 fases:
Fase 1:
- pegue alguns ratinhos de laboratorio e mantenha-os em jejum por algum tempo
- em seguida colha um pouco do epitelio intestinal deles (pois sao celulas que tem um metabolismo suficientemente rapido)
- prepare um meio de cultura contendo alguns aminoacidos, que tenham sido devidamente marcados radioativamente (leucina, por exemplo, que é um aminoacido simples), e tambem algum carboidrato igualmente radioativo (pode ser glicose, ou galactose, qqer coisa do tipo).
- ponha o epitelio colhido nesse meio de cultura e analise a pequenos intervalos de tempo o que acontece nas celulas.
Fase 2:
- em seguida coloque os mesmos epitelios da primeira fase desse experimento noutro meio de cultura, mas agora contendo a leucina e o carboidrato NAO-radioativos. E analise os resultados.
Resultado: tanto o RE como CG das celulas apresentarao, na primeira fase do experimento, um aumento do teor radioativo, demonstrando que ambas as organelas estao envolvidas de alguma forma com a producao de proteinas (será?), afinal a leucina radioativa foi utilizada como materia-prima para a formacao delas. (Coloque esses resultados num grafico com o teor radioativo no eixo "y", e o tempo no eixo "x").
Já na segunda fase do experimento será possivel observar que a taxa de radioatividade vai diminuir, pois a leucina que serviu de meio de cultura nao era mais radioativa. Entendeu? Ou seja... primeiramente a curva do grafico sobe (fase 1), e depois desce (fase 2).
Mas e o carboidrato? (galactose, digamos)... a principio o teor de radioatividade deverá aumentar no CG, pois essa galactose estará sendo usada como materia-prima para alguma substancia ali armazenada, para depois diminuir na fase 2. Mas a parte boa vem a seguir: NADA acontece no RE com relacao a galactose, justamente pq essa organela está envolvida com proteinas, e nao com carboidratos. O grafico nao mostrará nenhuma alteracao.

Agora... o mesmo tempo em que vc analisa o teor de radioatividade no CG e no RE, vc tambem deve analisar o produto das secrecoes do CG; ou seja, o teor de radioatividade das vesiculas.
O que deverá acontecer? Afinal... na fase 1 observamos q ambas as organelas estavam de alguma forma envolvidas com a producao de proteinas.
- Na fase 1 as secrecoes com leucina deverao ser inicialmente nao-radioativas (pois o material ainda estará sendo preparado), para entao ir crescendo mesmo durante a fase 2, para somente entao diminuir. O mesmo deverá acontecer com as secrecoes contendo galactose.
O que isso mostra?
Isso mostra que o CG é realmente responsavel por armazenar substancias produzidas pela celula, para somente entao serem excretadas. É por essa razao que o teor de radioatividade aumenta gradativamente tanto com relacao a galactose, como com relacao a leucina. O CG é apenas um armazem!
Ja o RE é de fato responsavel pela sintese de proteinas, e nao pelo uso da galactose... é por esse motivo que o teor de radioatividade nao se altera na analise dessa substancia em seu interior.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: Experiencia

Mensagempor nathalia13 » Terça Out 18, 2011 5:50 pm

Obrigada pela resposta! Vai ser muito util! =)
nathalia13
 
Mensagens: 26
Registrado: Domingo Out 09, 2011 7:00 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 22 visitantes