Lamela média e Acrossomo

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Lamela média e Acrossomo

Mensagempor nathalia13 » Terça Out 18, 2011 5:54 pm

Olá!
Eu estava estudando e vi sobre esses termos: lamela média e acrossomo, tipo eu sei o que sao mas no meu livro está muito superficial. Alguem por acaso pode me explicar esses dois termos mais detalhadamente de uma maneira que se diferencie do que todo mundo ja sabe?
Obrigada
nathalia13
 
Mensagens: 26
Registrado: Domingo Out 09, 2011 7:00 pm

Re: Lamela média e Acrossomo

Mensagempor lottiheitor » Terça Out 18, 2011 9:33 pm

Ola, Nathalia...
é normal alguns assuntos serem apenas mencionados, pois ha tanto material pra ser aprendido, incluindo outras materias, que seria enlouquecedor ter que aprender tudo. Algumas coisas sao menos relevantes. Mas é bom ver seu interesse. Nota-se um gosto especial pela biologia :)

LAMELA MEDIA
Ocorre nas celulas vegetais por razao da existencia de uma parede celular: a parede celulosica.
A parede celular confere rigidez a celula, e a protege de forças internas ou externas que a possam romper, por exemplo: excesso de agua ou choques. Entao, como se dá o crescimentoda celula?
Primeiramente forma-se uma parede celular primaria, composta por fibras de celulose dispostas em varias direcoes, oq permite uma certa elasticidade. Já no processo de diferenciacao celular ocorre a deposicao de uma parede celular secundaria, rica em celulose, e dependendo do tecido, de outras substancias tambem, como a lignina que promove enrijecimento. É importante dizer que a parece secundaria se forma por dentro da primaria, e é mais espessa, alem de que as fibras agora tem a mesma direcao, uma das razoes pela qual nao é mais distensivel, e portanto a celula nao cresce mais.
Mas temos que considerar agora a divisao das celulas vegetais. Por razao da parede celulosica o fato ocorre de dentro para fora (divisao centrifuga), ao contrario das celulas animais que na citocinese é centripeta (de fora pra dentro).
A partir do equador da celula em divisao começa a se formar a LAMELA MEDIA, constituida de pectina (um polissacarideo de constituicao gelatinosa), ao mesmo tempo em que segmentos do RE ficam aprisionados nessa nova formacao - sao os precursores dos "plasmodesmos", canais de comunicacao entre celulas adjacentes nas plantas. A medida que a formacao péctica da lamela media cresce vao sendo depositadas fibras celulosicas primarias de ambos os seus lados, oq por fim acarretará na separacao de ambas as celulas-filhas.
Resumindo... lamela media é o espaco que separa 2 celulas vegetais entre si, localizando-se entre suas paredes primarias (favor nao esquecer q a parede primaria é a mais externa)... Enfim, pegue duas fatias de pao e coloque manteiga entre elas... o pao sao celulas vizinhas, a manteiga - a lamela media.

ACROSSOMO
O acrossomo é um coquetel enzimatico que os espermatozoides têm produzido pelo Complexo de Golgi, os quais servem para entrar no ovocito secundario durante a fecundacao. Vc evidentemente sabe que apenas UM espermatozoide pode entrar no ovocito, certo? Por uma razao de certa forma "matematica"; quer dizer: o ovocito II é haploide, o espermatozoide é haploide... a uniao deles confere ao zigoto a diploidia, o numero de cromossomos da especie, no caso do ser humano 2n=46. Isso significa que o organismo dispoe de algum mecanismo que impede a polispermia. Pois bem... o acrossomo tem as enzimas responsaveis por isso, alem de alguns outros eventos.
Primeiramente é necessario atravessar a zona pelucida, uma camada espessa e nutritiva; depois a membrana vitelinica. As enzimas do acrossomo fazem esse trabalho. E diga-se tambem: os tipos de proteinas responsaveis por isso sao especificas de cada especie, oq evita a fertilizacao entre especies diferentes.
Depois q o espermatozoide atravessa a zona pelucida ele lança enzimas que ligam sua membrana plasmatica com a membrana vitelinica do ovocito, formando oq se chama de "cone de fertilizacao". Em seguida, tambem por acao enzimatica, a membrana vitelinica se eleva e é perfurada. Surgem microvilosidades na membrana do ovocito ate fundir-se com a membrana do espermatozoide. Contracoes de actina trazem para dentro do ovocito todo o citoplasma do espermatozoide e seu nucleo. Pronto! O ovocito II passa a ser chamado de ovulo, e conclui a meiose II. Trata-se agora de um ZIGOTO.
So pra concluir, alguns outros fatos garantem a monospermia:
- altera-se a polaridade eletrica da MP (membrana plasmatica) do ovulo. Antes da fecundacao o ovulo e carregado negativamente, mas depois dela ha um intenso ingresso de ions de Na+
- grandes quantidades de ions de Ca++ sao liberados para fora do ovulo, no espaco entre a MP e a membrana vitelinica, reforcando a nova polaridade.
- enzimas liberadas por granulos ovulares fazem com que as membranas plasmatica e vitelinica se separem, criando-se um grande espaco entre elas. Com essas enzimas passam outras substancias e agua, ocasionando o aparecimento de uma membrana de fertilizacao. Essa membra impede definiticamente a passagem de outros espermatozoides.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes