Leis de Mendel

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Leis de Mendel

Mensagempor Paulo Pereira » Quarta Nov 09, 2011 4:49 pm

Eu nunca entendi as leis de mendel, nem a probabilidade, peço ajuda e agradeço a quem me ajudar...
Paulo Pereira
 
Mensagens: 1
Registrado: Quarta Nov 09, 2011 4:30 pm

Re: Leis de Mendel

Mensagempor lottiheitor » Quarta Nov 16, 2011 8:47 pm

Ola, amigo...
o assunto sobre as leis de Mendel é muito simples, porém muito longo de explicar. Para um entendimento completo do que ocorre, dos termos usados, e tudo mais, é preciso que você primeiro entenda algo sobre a célula: o núcleo, e o material genético. Sem essa clareza voce vai continuar tendo dificuldade. Então vou pincelar pra você o básico:
1- TODAS as células do corpo tem pares de cromossomos, ou seja um cromossomo vem do pai, e outro vem da mãe formando esse par. Na especie humana existem 23 pares. Outros animais e organismos possuem diferentes quantidades, para mais ou para menos. Até aqui tudo bem? E fique entendido que "cromossomo" é a molecula de DNA que contem as informacoes de montagem e funcionamento do organismo em questao.

2- eu disse que todas as celulas do corpo tem pares de cromossomos? Sim... mas com uma excecao: as celulas reprodutivas! Essas tem apenas UM cromossomo de cada tipo. Por quê? Porque na reproducao, qdo ocorre a fecundacao, a mae oferece um cromossomo de um determinado tipo, e o pai o outro. O embriao, portanto, recebe um de cada tipo, formando o par.

3- Celulas que tem PARES de cromossomos sao chamadas DIPLOIDES. Ja as reprodutivas sao chamadas HAPLOIDES, e se formam por meiose.

Reveja esse tema com seu professor, reveja esse capitulo em seu livro de biologia.

Como lhe disse o assunto das leis de mendel e extenso. Simples, mas extenso. Entao ao inves de destrincha-lo aqui, vou lhe oferecer um link onde verifiquei que está bem explicado, e numa linguagem acessivel. Qualquer duvida que lhe surja depois de estudar o texto a seguir, poste novamente no forum.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Genética_mendeliana

Abraco...
Heitor
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes