URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor Igorr » Segunda Nov 28, 2011 8:07 pm

Bom dia a todos!
Venho pedi a ajuda de todos,em relação a seguinte questão:

7. “Variação de combinações de todas as variáveis ambientais (bióticas e abióticas) sob as quais uma
espécie ou população pode persistir” é a definição de:
A. Biocenose.
B. Biosfera.
C. Ecossistema.
D. Habitat.
E. Nicho ecológico.

Bom,a resposta certa é a letra E(nicho ecologico)mas marquei a letra C(Ecossistema).Portanto,errei,e estou pensando em reocrrer a questão.Como o prazo é muito curto,venho pedir auxilio de todos,para que me ajudem,com informações de doutrinadores,ou uma simples opinião leiga.Gostaria de saber se acham que essa questão deve ser anulada,e se não,o por quê?

Obrigado desde já!!
Att.
Igorr
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Nov 28, 2011 8:02 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor lottiheitor » Segunda Nov 28, 2011 10:36 pm

Ola, Igor...
Infelizmente creio que será difícil recorrer dessa questao porque tem uma pegadinha nela.
ECOSSISTEMA, como voce bem entende, é uma relação entre variáveis bioticas e abioticas. No entanto um ecossistema não se refere apenas a uma espécie ou populacao como está implicito na questao (Variação de combinações de todas as variáveis [...] sob as quais uma espécie ou população pode persistir). O ecossistema é mais abrangente. Envolve nutrientes, vegetação, decompositores, etc, etc, etc...

Logo... a resposta nao pode ser ecossistema!
No entanto voce pode tentar recorrer, alegando que nao existe uma definicao clara e precisa do que seja nicho ecologico. Mas vai ser meio inviavel.
Nesse aspecto é necessario entender certos conceitos concernentes aos nichos, tais como recursos, condicao e interacao. Se voce buscar uma definicao de cada um deles vai encontrar mais ou menos o seguinte com relacao aos recursos: "Recursos são fatores bióticos e abióticos que podem ser usufruídos pelos seres vivos. Mais comumente utiliza-se o termo para alimentos e nutrientes."
Semelhança com alguma coisa?

Abraço..
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor lottiheitor » Segunda Nov 28, 2011 10:40 pm

O sistema educacional brasileiro deveria passar por algumas mudanças, na minha humilde opiniao.
Pra que servem as pegadinhas??? Apenas para confundir! Voce pode até conhecer o material, mas por causa de uma palavrinha "torta" no meio do caminho... né? Provar que se tem determinado conhecimento nao precisa ser em meio a um campo minado de pura sacanagem.

Ou eu to errado??
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor Igorr » Terça Nov 29, 2011 7:28 pm

Ola,obrigado pelas respostas e pelo interesse em me ajudar,acontece que na questão,fala ''Variação de combinações de todas as variáveis ambientais'',ou seja.não falta abrangência ao perguntar,portanto não concordei muito com o que você disse...mas ja enviei o recurso,assim que sair o resultado eu conto pra voceis!
abraços!
Igorr
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Nov 28, 2011 8:02 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor lottiheitor » Terça Nov 29, 2011 10:21 pm

Foi por isso que me referi à pegadinha. Veja o que a frase do enunciado diz a seguir:
"...sob as quais uma espécie ou população pode persistir".
Se no enunciado nos referimos a UMA espécie ou população não existe a abrangência de ecossistema, e sim NICHO. Mas nada o impede de tentar.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor Igorr » Quarta Nov 30, 2011 9:10 am

hmm,aagora entendi,realmente você tem razão,mas agora ja recorri ^^ amanha eu aviso no que deu,mas olha que questão complicada mesmo,quando eu passo o olho nela,vejo o uma como ''qualquer uma'',mas acho que mesmo assim não a faz como ecossistema.Obrigado ai!
abraços!!
Igorr
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Nov 28, 2011 8:02 pm

Re: URGENTE-Dúvida sobre Ecologia!!!!!-URGENTE

Mensagempor Igorr » Sábado Dez 03, 2011 1:22 am

só pra confirrmar,você tinha razão,por esse mesmo motivo,não anularam a questão,mas consegui passar na primeira fase mesmo assim
garnde abraço ai!!
Igorr
 
Mensagens: 4
Registrado: Segunda Nov 28, 2011 8:02 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes