anticorpos/células

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

anticorpos/células

Mensagempor louise.ccosta » Quarta Dez 07, 2011 10:07 pm

(CESGRANRIO) A imunocintigrafia permite a incorporação de 99Tc a anticorpos monoclonais e, assim, promove o acúmulo desse radionuclídeo em locais riscos no antígeno reconhecido pelo anticorpo. Dessa forma, haverá maior emissão de raios gama onde houver abundância do antígeno.
Se o anticorpo monoclonal reconhece uma proteína ligada à proliferação celular, espera-se que haja grande radioatividade emitidas por células:


a) musculares
b) nervosas
c) cancerosas
d) necróticas
e) adiposas
louise.ccosta
 
Mensagens: 24
Registrado: Quinta Out 27, 2011 1:12 pm

Re: anticorpos/células

Mensagempor lottiheitor » Quinta Dez 08, 2011 12:04 pm

Ola, Louisse...
primeiro eu gostaria de "decifrar" toda essa linguagem biológica :) Tem certas questões que são simples, mas o, digamos, "pânico" causado pelo stress do vestibular, das inúmeras questões que ainda estão por vir, acabam tornando tudo um bicho de sete cabeças.

Anticorpo monoclonal - vamos esquecer o termo "monoclonal" e pensar apenas em anticorpo? Fica mais simples. Então estamos falando de uma proteína em forma de ipsilon "Y", produzida pelo sistema imunológico, com a função de destruir agentes estranhos (antigeno). Isso significa que: onde existir um determinado antigeno ali tambem havera o acumulo de um determinado anticorpo para o seu combate.

Voce nao tem a menor obrigacao de saber o que é imunocintigrafia ou radionuclideo, e essa nao é a finalidade da questao. Quer uma dica? Toda e qualquer questao que apresente um "palavrao" no meio que ninguem nunca ouviu falar está provavelmente apelando mais para o bom senso do que qqer outra coisa.

Resumindo: veja que interessante e bem bolado. Ha um antigeno qqer no organismo de alguem, entao faz-se um tratamento que permite saber exatamente ONDE está o problema, pois uma vez marcados radioativamente os anticorpos eles irão aparecer justo no local. A questao tem uma palavra-chave: PROLIFERAÇÃO.

Então vamos lá.
Celulas musculares se proliferam? Nao.
Celulas nervosas se proliferam? Nao.
Celulas necróticas proliferam? Claro que não. Estão mortas. Nao haveria proteina alguma para "ocorrer ligacao".
Celulas adiposas se proliferam? Não. Oq varia de pessoa para pessoa é a quantidade de gordura no interior dessas celulas, e o proprio termo "proliferacao" se relaciona a uma multiplicacao consideravel. (exemplo: pessoas se reproduzem, ratos proliferam... pegou a diferenca?)

Sobra apenas a alternativa "c".
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes