núcleo celular

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

núcleo celular

Mensagempor stanley » Terça Dez 13, 2011 1:40 pm

21. (PUCCAMP) Os cromossomos das células somáticas de um dado animal foram esquematizados como mostra a figura a seguir:

A partir desse esquema, foram feitas as seguintes deduções sobre esse animal:

I. Suas células diploides possuem 2n = 16 cromossomos.

II. Suas células haploides apresentam n = 8 cromossomos.

III. Seu cariótipo é formado por 4 cromossomos metacêntricos, 2 cromossomos submetacêntricos e 2 cromossomos acrocêntricos.

Dessas afirmações:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e II são verdadeiras.

e) I, II e III são verdadeiras.

olha só eu não sei por imagens ! e esse exercício tem uma figura , então eu vou colocar aqui o link que eles está com a finalidade de ficar mais fácil de compreende-lo . É o 21. (PUCCAMP) http://djalmasantos.wordpress.com/2011/ ... ssomos-22/

Minhas dúvidas estão nas preposições I e II , não consigo entender !
stanley
 
Mensagens: 30
Registrado: Terça Fev 15, 2011 1:39 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor lottiheitor » Quarta Dez 14, 2011 7:09 am

Ola...
Cuidado com a pegadinha!! Essa questao é cheia de "veneno". Precisamos identificar onde está a armadilha, e claro, ela está aonde voce n tem muita certeza.
Voce precisa entender claramente o conceito de diploidia e haploidia, e ai tudo fica facil:
Haploidia - UM cromossomo de cada tipo (celulas reprodutivas)
Diploidia - um PAR de cromossomos de cada tipo (celulas somaticas)

Muito bem... que tipo de celula temos na imagem? - uma celula diploide, claro. Mas preste bem atencao numa coisa: essa celula hipotetica está em divisao celular, depois da ocorrencia da duplicacao do material genetico!! (essa é a pegadinha). Entao voce nao deve contar cada cromatide, como se cada uma delas fosse um cromossomo. Ignore! Em cada cromossomo DUPLICADO conte apenas uma delas. Entao vc encontra o numero 8.
É uma celula diploide? - entao ela é 2n
Temos 8 cromossomos? - entao temos 2n=8
Se fosse uma celula haploide é so fazer a conta: n=4

Logo... as duas primeiras afirmacoes sao FALSAS, e as 2 ultimas tambem!
Alternativa "c".
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor stanley » Quarta Dez 14, 2011 1:46 pm

Então se eu observar uma célula somática humana ela terá 46 cromossomos ou 46 cromátides . Sendo isso igual a 2n .
Certo ou não ?

muito obrigado mesmo
stanley
 
Mensagens: 30
Registrado: Terça Fev 15, 2011 1:39 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor lottiheitor » Quarta Dez 14, 2011 6:28 pm

Nao... uma celula humana tem 46 cromossomos, mas durante sua divisao apresentará 92 cromatides, pois todo o material genetico e duplicado. Sem a duplicacao do material nao ha como as celulas-filhas apresentarem a mesma quantidade de cromossomos. Entendeu agora? (Na mitose os centromeros se duplicam na anáfase. Cada cromatide-irmã, presa pelos fusos de divisao, migra para os polos da celula).
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor stanley » Quinta Dez 15, 2011 3:00 pm

Ahh !! . Agora sim ! niquem havia me falado isso e em nem livro eu tinha visto nisso .
Beleza valeu e muito obrigado . até aproxima
stanley
 
Mensagens: 30
Registrado: Terça Fev 15, 2011 1:39 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor [Planck]³ » Sexta Dez 30, 2011 2:21 pm

lottiheitor escrito:Na mitose os centromeros se duplicam na anáfase. Cada cromatide-irmã, presa pelos fusos de divisao, migra para os polos da celula).


Os centrômeros (região de intensa condensação cromossomial também chamado de constrição primária) não se duplicam na anáfase. Isso ocorre na fase "S" da intérfase. Na anáfase, ocorre a separação dos cromossomos homólogos devido ao encurtamento dos microtúbulos . Seria aí o âmago da separação dos "fatores" descritos por Mendel.

Ou eu entendi errado ? Será que lottiheitor quis dizer que após a separação das cromátides-irmãs na anáfase teremos então na telófase dois centrômeros oriundos do mesmo cromossomo ? Acho que vc quis dizer isso. :mrgreen:

Desculpa se o erro foi meu. Só quero a elucidação das informações.

Abraço
[Planck]³
 
Mensagens: 107
Registrado: Segunda Dez 26, 2011 2:10 pm
Localização: Mossoró-RN

Re: núcleo celular

Mensagempor lottiheitor » Segunda Jan 02, 2012 2:27 am

Ola, Plank...
Vou esclarecer pra voce esse detalhe, ok? Há um pequeno erro de entendimento aqui.
Voce escreveu algo corretamente: na anáfase ocorre a separação dos cromossomos devido ao encurtamento dos fusos de divisão. Mas........ cuidado! isso seria impossível se não houvesse a divisão dos centromeros; só que diferente de sua postagem essa duplicação ocorre exatamente na ANÁFASE, e nao na fase S. Nao vamos misturar mitose com meiose.

É fundamental entender (e gravar) o seguinte: uma das principais diferenças entre mitose e meiose é que na mitose os centromeros se duplicam (na anáfase), mas na meiose NAO se duplicam, o que faz com que as cromátides irmãs permaneçam unidas. Essa duplicação só acontece no fim da metáfase II, com os fusos de divisão partindo agora de AMBOS os polos. Sendo assim separam-se os homólogos!
Editado pela última vez por lottiheitor em Segunda Jan 02, 2012 2:46 am, no total de 1 vez.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor lottiheitor » Segunda Jan 02, 2012 2:44 am

[Planck]³ escrito:
lottiheitor escrito: Será que lottiheitor quis dizer que após a separação das cromátides-irmãs na anáfase teremos então na telófase dois centrômeros oriundos do mesmo cromossomo ?


Claro que não... veja... na meiose (anáfase I) nao se separam as cromatides-irmas. Elas permanecem unidas! Separam-se apenas os homologos, obviamente porque NAO HÁ duplicação de centromeros. Se essa duplicação acontecesse na fase S da interfase, segundo sua postagem, teriamos exatamente essa "estranheza" - cromossomos com 2 centromeros. Já na segunda parte da meiose, a duplicacao de centromeros acontece, e por esse motivo é possivel a separacao das cromatides.

Esclareci? :mrgreen:
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Re: núcleo celular

Mensagempor [Planck]³ » Quarta Jan 04, 2012 2:32 pm

Olá lottiheitor,
Realmente eu tinha um pensamento errado sobre a duplicação cromossomial na mitose e na meiose. Sua resposta é bem clara ao dizer isso. Muito obrigado pelo esclarecimento. É assim que se constrói o conhecimento (rimou :lol: ).

Abraços !!!
[Planck]³
 
Mensagens: 107
Registrado: Segunda Dez 26, 2011 2:10 pm
Localização: Mossoró-RN

Re: núcleo celular

Mensagempor lottiheitor » Quinta Jan 05, 2012 2:25 am

Opa... por nada!
Mas o problema não era a duplicação cromossomial (pois esta realmente acontece na fase S da interfase); a questao era a duplicacao dos centromeros - na mitose ocorre na anáfase, e na meiose não ocorre, senao somente no fim da metafase II.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm

Próximo

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 27 visitantes