SOBRE ALGAS

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

SOBRE ALGAS

Mensagempor Tatiana V.C Batista » Sábado Dez 17, 2011 7:15 am

ALGAS: Quais foram os motivos que levaram a mudança na classificação ?
e
Pq estão todas reunidas no Reino Protista ?

Agradeço desde já quem puder me ajudar :)
Tatiana V.C Batista
 
Mensagens: 1
Registrado: Sábado Dez 17, 2011 7:08 am

Re: SOBRE ALGAS

Mensagempor lottiheitor » Domingo Dez 18, 2011 12:46 am

Ola, Tatiana...
Sua pergunta é bem interessante, e muito importante, afinal a classificação dos seres vivos é uma área da biologia em constante construção.

É muito dificil classificar a enorme diversidade biologica existente no nosso mundo atual, e como base utilizam-se caracteristicas morfologicas, estruturais, celulares, etc. Vou lhe dar um exemplo bíblico: no velho testamento o morcego era considerado uma AVE. Por quê? Obvio - porque voa! Naquela época a classificacao era muito mais rudimentar que nos dias de hoje. Hj ja se sabe que ele se encaixa como mamifero.

Vejamos agora animais e plantas. Por muito tempo existiram apenas 2 reinos (animalia e plantae). A rigor as plantas sao autotrofas e fixas no substrato; ja os animais sao heterotrofos e se deslocam. No entanto existem inumeros organismos que fogem a essa regra, como por exemplo os fungos que sao fixos no substrato como as plantas, porem NAO SAO autotrofos (nao produzem o proprio alimento). Existe tb a Euglena, um microrganismo que possui cloroplastos: na presenca de luz é autotrofo, mas no escuro é capaz de se alimentar como qqer outro heterotrofo; alem disso possui um flagelo que permite sua locomocao.

Impasses desse tipo conduziram os cientistas a criar novos Reinos, como o Reino Protista q foi sugerido com a finalidade de classificar os seres vivos que nao se enquadravam nem como plantas e nem como animais.

As algas deixaram de ser consideradas plantas por alguns fatores, dentre os quais: nao possuem raizes, nem caule, nem folhas mesmo que seja gigante. Toda alga é meramente um talo! Elas tambem nao possuem tecidos ou orgaos. Por essas caracteristicas elas sao bastante diferentes das plantas, embora tambem capazes de realizar a fotossintese.
lottiheitor
 
Mensagens: 44
Registrado: Segunda Set 26, 2011 8:07 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes