Concentração hormonal no Sangue (me ajudaaa)

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Concentração hormonal no Sangue (me ajudaaa)

Mensagempor MaryHS » Sábado Maio 19, 2012 5:06 pm

Entendi que, se a concentração de um hormônio no sangue aumenta, a quantidade de receptores da parede celular pode vir a diminuir, pra manter o mesmo nível necessário dentro da célula. Mas, e aí a quantidade alta que ficou circulante no sangue? E se, por acaso, esse mecanismo de regulagem não funciona? É possível isso? Então, como seria a resposta do meu organismo a esse hormônio, em GRANDE CONCENTRAÇÃO circulante NO SANGUE???
Já li várias coisas sobre, mas não consigo encontrar isso, somente a resposta celular (como eu descrevi).
Muito obrigada!
MaryHS
 
Mensagens: 1
Registrado: Sábado Maio 19, 2012 4:57 pm

Re: Concentração hormonal no Sangue (me ajudaaa)

Mensagempor Bioestatística » Quinta Abr 11, 2013 3:13 pm

Olá MaryHS!

Vários tipos de células contam com este tipo resposta, incluindo receptores de neurotransmissores (acetilcolina e noradrenalina) que podem reduzir em condições que aumentam a concentração dos neurotransmissores (como o uso de drogas).
Em muitas situações o organismo humano vai sofrer consequencias desta grande concentração de hormônios circulantes. É o que acontece em inúmeras doenças endócrinas. Quanto à resposta ao organismo, depende da função do hormônio que está presente em concentrações plasmáticas elevadas. Neste caso você deve pesquisa as manifestações da patologia que envolve o hormônio de interesse.

Atenciosamente.
Bioestatística
 
Mensagens: 6
Registrado: Quarta Abr 10, 2013 4:34 pm


Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes