Quimica Celular

Neste espaço, alunos podem esclarecer dúvidas de Biologia e professores podem trocar experiências.

Quimica Celular

Mensagempor GDenipoti » Quinta Abr 15, 2010 3:48 pm

Bom dia galera...
Estou fazendo um trabalho sobre a agua e suas principais funçoes, e eu sei que uma delas é a regulaçao da temperatura do nosso corpo, porém nao sei como explicar essa regulaçao, gostaria ai da ajuda de voces =)
Grande abraço e bons estudos. :D
GDenipoti

Re: Quimica Celular

Mensagempor Luciano Bio » Domingo Jul 11, 2010 8:28 pm

A regulação da temperatura nos animais homeotérmicos,isto é, animais que possuem a capacidade de manter a temperatura corporal contante, (aves e mamíferos, somente), dá-se através da eliminação do suor.
A temperatura interna não deve ultrapassar cerca de 37°C. Na possibilidade de a temperatura interna exceder os 37°C, as artérias "facilitam" a circulação do sangue de modo mais próximo da pele, eliminando calor através desta. Os poros existentes na pele abrem-se e eliminam um líquido rico em cloreto de sódio e água, o suor, que logo irá evaporar, diminuindo a temperatura da pele, e consequentemente do organismo de modo geral.
Talvez essa breve descrição lhe ajude para sua resposta. E já que citei as aves, embora você não tenha se referido a elas, quero complementar que sua regulação interna desses animais é possíve devido às penas e também ao fato de o sangue arterial não se misturar com o sangue venoso, ou seja, são animais de circulação dupla completa.
Luciano Bio

Voltar para Dúvidas gerais

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante