(Tribunal Justiça-R/S)

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

(Tribunal Justiça-R/S)

Mensagempor Flavio Machado » Quinta Ago 17, 2017 8:53 am

Cada técnico do judiciário de um determinado setor do Tribunal de justiça digitaliza 240 páginas de processo em uma jornada diária de 8 horas de trabalho. Se a jornada de trabalho em digitalização de cada técnico for reduzida para 5 horas diárias, a porcentagem mínima de contratação de novos servidores, para manter o mesmo nível de produtividade do setor, é de:
a)20%
b)30%
c)40¢
d)50%
e)60%
Flavio Machado
 
Mensagens: 36
Registrado: Quarta Mar 15, 2017 3:50 pm

Re: (Tribunal Justiça-R/S)

Mensagempor ivomilton » Quinta Ago 17, 2017 11:49 am

Flavio Machado escrito:Cada técnico do judiciário de um determinado setor do Tribunal de justiça digitaliza 240 páginas de processo em uma jornada diária de 8 horas de trabalho. Se a jornada de trabalho em digitalização de cada técnico for reduzida para 5 horas diárias, a porcentagem mínima de contratação de novos servidores, para manter o mesmo nível de produtividade do setor, é de:
a)20%
b)30%
c)40¢
d)50%
e)60%


Bom dia, Flavio,

Clique link a seguir e encontre a resolução abaixo:
http://sabermatematica.com.br/prova-res ... -2012.html

Questão 36

Resolução

Vamos calcular quantas páginas um técnico consegue digitalizar em 5 horas diárias, e nas mesmas condições anteriores.

Páginas h/d

240 8

x 5

x/240 = 5/8

x = 240.5/8

x = 150 páginas

Veja que cada funcionário irá digitalizar 90 páginas a menos.

90 / 150 = 0,6 = 60%

Conclusão, para manter o nível de produtividade, é necessário contratar 60% a mais de funcionários.



Resposta: E
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron