Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Mensagempor Leka Figuer » Quarta Abr 20, 2011 1:25 pm

Respondi a estes 7 exercícios e já me disseram por aqui que os dois primeiros estão corretos
Gostaria de saber se os demais tbm estão. Conto com vcs para evoluir nos demais exercícios que farei e assim ter mais sabedoria para ajudar minhas filhas. Obrigada.

1. Complementar com pertence ou n pertence,está contido ou n contido,contem ou n contem

a) 1 pertence { 1,3,5,...}
b) {5} n contido {0,2,4,...}
c) {1,3,5,...} n pertence {0,2,4,...}
d) {a,ei,o,u} está contido { a,b,c,d,...z}
e) 3 pertence { 1,2,3,...)
f) { 0,1,2,...} contém { 0,2,4...}
g) { x,y} está contido { x,y,z}
Leka Figuer
 
Mensagens: 7
Registrado: Segunda Abr 18, 2011 10:02 pm

Re: Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Mensagempor abelardo » Quinta Abr 21, 2011 10:19 pm

Lembrando que relação de pertinência é a relação entre elemento e conjunto, uma relação de ''pertence ou não pertence''; que a relação de inclusão é entre conjuntos, uma relação de ''estar contido ou não''. Um conjunto é representado de várias formas, nesse exercício os elementos dos conjuntos estão entre chaves (sempre será assim), logo o que fica dentro das chaves são elementos e o que está dentro das chaves junto com as chaves que ficam nos extremos forma o conjunto.

a) Correto
b) Correto
c) Errada a sua resposta. Veja que {1,3,5,...} é um conjunto, logo você deve dizer: '' {1,3,5,...} n está contido em {0,2,4,...}
d) Correto
e) Correto
f) Correto
g) Correto


Lembre-se: Comparando conjuntos ( Eles sempre tem chaves nos extremos) devemos usar as relações de inclusão (Contém; não contém; está contido; não está contido)...... comparando elementos com conjuntos devemos usar as relações de pertinência (Pertence e não pertence).
abelardo
 
Mensagens: 11
Registrado: Quinta Abr 21, 2011 8:37 pm

Re: Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Mensagempor Leka Figuer » Sábado Abr 23, 2011 2:54 am

Muito obrigada Abelardo
sua resposta foi de grande importância para dar continuidade aos meus propósitos
já estava desacreditando de pedir ajuda neste forum e vc salvou meu dia rsrsrs
Leka Figuer
 
Mensagens: 7
Registrado: Segunda Abr 18, 2011 10:02 pm

Re: Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Mensagempor abelardo » Sábado Abr 23, 2011 9:19 pm

Senhora Leka, aproveito para parabenizar seu intuito. Quer ajudar as filhas nos estudos, mas para ajudá-las que melhorar os seus próprios conhecimentos... isso sim que é mãe preocupada com a educação dos filhos. Aqui sim está uma mãe exemplar, não temos aqui uma tradicional que só manda os filhos estudarem e nem olha o que eles fazem. Presenciem as palavras de uma Matriarca que acompanha na ''qualidade'' e não na ''quantidade'' de conhecimento das filhas.
abelardo
 
Mensagens: 11
Registrado: Quinta Abr 21, 2011 8:37 pm

Re: Evoluindo 1: Relação de Pertinência e Inclusão

Mensagempor Leka Figuer » Domingo Abr 24, 2011 6:35 pm

Obrigada Abelardo, sinto-me lisonjeada com suas palavras
Espero continuar contando com vc e com os demais, se tiverem a mesma boa vontade, para ajudar aos que realmente querem aprender :D
Leka Figuer
 
Mensagens: 7
Registrado: Segunda Abr 18, 2011 10:02 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 11 visitantes