geometria

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

geometria

Mensagempor silvanamat » Segunda Jul 10, 2017 11:54 pm

Na figura abaixo, os pontos A, B e C são pontos da circunferência de centro O. O valor de x + y é:

figura_11.jpg
Boa noite!!!Mais um a vez venho pedir ajuda sobre essa questão que estou em dúvida como resolver,eu a fiz e achei 59 ,
mas não estou muito certa do resultado, seria possível vocês me ajudarem.Desde já agradeço,fiquem com Deus
silvanamat
 
Mensagens: 68
Registrado: Domingo Out 23, 2011 7:37 pm

Re: geometria

Mensagempor ivomilton » Terça Jul 11, 2017 12:10 pm

silvanamat escrito:Na figura abaixo, os pontos A, B e C são pontos da circunferência de centro O. O valor de x + y é:

figura_11.jpg
Boa noite!!!Mais um a vez venho pedir ajuda sobre essa questão que estou em dúvida como resolver,eu a fiz e achei 59 ,
mas não estou muito certa do resultado, seria possível vocês me ajudarem.Desde já agradeço,fiquem com Deus


Bom dia, silvanamat.

https://blogdoenem.com.br/apostilas/MDI ... 1_opt.jpeg

Clique no link acima e abra a imagem.

O ângulo ABC mede metade do arco AC que o subtende,
^ABC = 118°/2 = 59°

^ABO = ^BAO = x
^CBO = ^OCB = y

^ABC = ^ABO + ^CBO
^ABC = x + y

x + y = 59°



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: geometria

Mensagempor jatstome19 » Sexta Out 20, 2017 8:06 am

Como resolver essa questão?
No triangulo ABC o lado BC = 6,5 cm, e o angulo ABC é obtuso com COS do angulo ABC igual a -5/13. Desta forma determine a altura X relativa ao lado AB do triangulo.
jatstome19
 
Mensagens: 1
Registrado: Sexta Out 20, 2017 7:56 am


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante