número de algarismos

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

número de algarismos

Mensagempor analuzcol » Quinta Jul 27, 2017 5:00 pm

As calculadoras eletrônicas operam num subconjunto dos números racionais. No caso de um modelo com oito dígitos no visor, ela vai aceitar qualquer racional x que tenha representação decimal com oito dígitos no máximo, ou seja - 99999999< x< 99999999 (maior ou igual - menor ou igual)
Se tentarmos realizar uma operação que tenha como resultado um número que esteja fora dos limites da máquina, aparecerá no visor o símbolo"E" que indica erro , no caso, o estouro do limite da máquina.
Regina precisa saber quantos algarismos tem o resultado de 5 elevado a oitava potência x 4 elevado a sexta potência e se o resultado ultrapassa o limite. sendo assim, há
a) 3 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
b) 4 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
c) 6 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
d) 10 algarismos e ultrapassa o limite da máquina
e) 10 algarismos e ultrapassa o limite da máquina

Gostaria de receber a solução. Desde já agradeço a todos.
analuzcol
 
Mensagens: 110
Registrado: Terça Abr 03, 2012 6:46 pm

Re: número de algarismos

Mensagempor ivomilton » Quinta Jul 27, 2017 5:28 pm

analuzcol escrito:As calculadoras eletrônicas operam num subconjunto dos números racionais. No caso de um modelo com oito dígitos no visor, ela vai aceitar qualquer racional x que tenha representação decimal com oito dígitos no máximo, ou seja - 99999999< x< 99999999 (maior ou igual - menor ou igual)
Se tentarmos realizar uma operação que tenha como resultado um número que esteja fora dos limites da máquina, aparecerá no visor o símbolo"E" que indica erro , no caso, o estouro do limite da máquina.
Regina precisa saber quantos algarismos tem o resultado de 5 elevado a oitava potência x 4 elevado a sexta potência e se o resultado ultrapassa o limite. sendo assim, há
a) 3 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
b) 4 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
c) 6 algarismos e não ultrapassa o limite da máquina
d) 10 algarismos e ultrapassa o limite da máquina
e) 10 algarismos e ultrapassa o limite da máquina

Gostaria de receber a solução. Desde já agradeço a todos.


5⁸ . 4⁶ = (10/2)⁸ . (2²)⁶ = 10⁸/2⁸ . 2¹² = 10⁸ . 2⁴ = 16 . 100000000 = 2 algarismos + 8 zeros = 10 algarismos
Como o limite do visor são nove algarismos, o resultado acima irá ultrapassar seu limite.

Alternativa D (ou E)

Nota: Há duas alternativas idênticas.
Foi engano na digitação?



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: número de algarismos

Mensagempor analuzcol » Segunda Jul 31, 2017 4:12 pm

Desculpe meu mestre. Houve erro de digitação. O certo da opção "e" seria 14 algarismos e ultrapassa o limite. Obrigado.
Ana
analuzcol
 
Mensagens: 110
Registrado: Terça Abr 03, 2012 6:46 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes