Problema do primeiro grau

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Problema do primeiro grau

Mensagempor plugpc » Terça Ago 29, 2017 8:42 pm

Duas pessoas estão na mesma estrada e afastada 24km. Partindo no mesmo instante, encontrar-se-ao no fim de 12h se caminharem no mesmo sentido, e no fim de 3h se caminharem em sentidos opostos. Qual é a velocidade de cada uma?
Resp.: 5 e 3

Não digo minhas dúvidas, pois já tentei e não consigo chegar a esse resultado se puderes gostaria mais uma vez da sua ajuda.
E desde já os meus sinceros agradecimentos...
Obs.: Estou retornando a estudar matemática e às vezes me deparo com esses problemas chatos para não desistir conto com a ajuda de vocês.
plugpc
 
Mensagens: 28
Registrado: Segunda Set 28, 2009 7:34 pm

Re: Problema do primeiro grau

Mensagempor ivomilton » Quarta Ago 30, 2017 9:55 am

plugpc escrito:Duas pessoas estão na mesma estrada e afastada 24km. Partindo no mesmo instante, encontrar-se-ao no fim de 12h se caminharem no mesmo sentido, e no fim de 3h se caminharem em sentidos opostos. Qual é a velocidade de cada uma?
Resp.: 5 e 3

Não digo minhas dúvidas, pois já tentei e não consigo chegar a esse resultado se puderes gostaria mais uma vez da sua ajuda.
E desde já os meus sinceros agradecimentos...
Obs.: Estou retornando a estudar matemática e às vezes me deparo com esses problemas chatos para não desistir conto com a ajuda de vocês.


Bom dia, plupc,

e = espaço
v = velocidade
t = tempo

e = v.t

24 = (v1+v2).3
24 = (v1-v2).12

3(v1+v2) = 12(v1-v2)
3.v1 + 3.v2 = 12.v1 - 12.v2
12.v1 - 3.v1 = 12.v2 + 3.v2
9.v1 = 15.v2

Simplificando tudo por 3, vem:
3.v1 = 5.v2

v1/v2 = 5/3

Donde extraímos:
v1 = 5
v2 = 3



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes