Interpretação da expressão "...valores entre X e Y"

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino fundamental.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni

Interpretação da expressão "...valores entre X e Y"

Mensagempor cisojacobsen » Sexta Jan 26, 2018 8:45 pm

Olá,
Na expressão "...conjunto de números entre X e Y", conforme a minha interpretação, o conjunto de números serão todos dentro do intervalo de X e Y, com exceção desses dois. Entendo dessa forma, pois a palavra "entre" me faz compreender assim.

Contudo, em um exemplo de algoritmo que estava estudando, era descrito:
"Desenvolver um algoritmo que leia um valor numérico inteiro que esteja na faixa de valores entre 20 e 90. O programa deve apresentar a mensagem 'O valor está na faixa permitida', caso o valor informado esteja entre 20 e 90. Se o valor estiver fora da faixa permitida, o programa deve apresentar a mensagem 'O valor está fora da faixa permitida'."
E na resolução do exemplo, eram incluído os valores 20 e 90 para suprir a primeira condição. Ou seja, eram incluídos os valores DE 20 a 90 para imprimir a primeira mensagem 'O valor está na faixa permitida'.

Então fiz uma pesquisa rápida e encontrei os seguintes conceitos no site , http://www.aulete.com.br/intervalo :
Intervalo Aberto
Mat. Num grupo de números compreendido entre dois números determinados, o conjunto de todos os números, com exceção desses dois.
Intervalo fechado
Mat. Num grupo de números compreendido entre dois números determinados, o conjunto de todos os números, inclusive esses dois.

Minha dúvida é a seguinte, quando não está especificado se o intervalo é aberto ou fechado, devemos considerar que está implícito que o intervalo é FECHADO?

Agradeço se puderem me tirar essa dúvida.
cisojacobsen
 
Mensagens: 1
Registrado: Sexta Jan 26, 2018 7:56 pm

Voltar para Ensino Fundamental

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google Adsense [Bot] e 12 visitantes