antonybel escrito:Na prateleira de um mercado, havia, no início de um dia,12 unidades de um produto. Durante aquele dia, 4 clientes compraram, cada um, 2 unidades desse produto, e
um funcionário colocou mais 6 unidades do produto na prateleira. Após isso, no final do dia, o último cliente comprou metade das unidades que estavam na prateleira.
Quantas unidades esse último cliente comprou? Um dos alunos apresentou a seguinte resolução, e respondeu que o último cliente comprou 5 unidades do produto:
1/2(12-4*2+6) 1º LINHA
6-4*1+3 2º LINHA
6-4+3 3º LINHA
5 4º LINHA
No meu modo ver poderia se começar resolvendo dentro do parenteses, ou aplicar, como foi feito, a propriedade distributiva, ou seja, 1/2 multiplicaria tudo dentro do parenteses, neste caso a segunda linha ficaria: 6-2*1+6, o que causaria um erro no resultado final.
Estou enganado ??
Total de Produto:12
Quatro clientes compraram,cada um deles, duas unidades do produto, totalizando: 4*2=8 produtos comprados
Restando: 12-8 = 4 produtos
Depois foi adicionado mais 6 produtos na prateleira, ficando: 4+6= 10 produtos.
Depois o
último cliente comprou metade: 10/2 =5 produtosO aluno respondeu assim:
1/2(12-4*2+6) 1º LINHA
6-4*1+3 2º LINHA
6-4+3 3º LINHA
5 4º LINHAEstá correto o que ele fez, não tem nenhum equívoco, porém, o mais usual na matemática é resolver tudo que está dentro do parentes, para depois fazer a multiplicação por 1/2. Assim:
1/2*(12-4*2+6)
1/2*(12-8+6)
1/2*(4+6)
1/2*10=5Sendo, que ele (o aluno) resolveu multiplicar antes, não comprometendo a resposta da questão, pois, ele dividiu todos os termos por 2, não alterando o resultado.
Exemplificando o que ele fez:
(1/2)*12-(1/2)*(4*2)+(1/2)*6=6-4+3=5 neste caso a segunda linha ficaria: 6-2*1+6, o que causaria um erro no resultado final.Não ficaria assim, você fez um procedimento errado. Pois nessa expressão, o resultado daria:(1/2)*(
4*2)=
1/2*8=4
Você fez: pegou 1/2 é dividiu por 4 e depois dividiu por 2, e isso não é correto na matemática, quando vc tem uma multiplicação e você quer multiplicar por uma fração ( como 1/2, por exemplo), você deve escolher um
número apenas que está multiplicando o outro, e fazer a divisão por ele, ou senão, multiplicar os dois números, e depois fazer a divisão.
As possibilidades seriam:
1/2*(8)=4 (I)
1/2*(4)*2=2*2=4 (II)
4*(1/2)*2=4*1=4 (III)
Você poderia optar por essas três possibilidades,
sendo que o menino do problema, optou pela opção (III).