[Resolvido] Condição de alinhamento de 3 pontos

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

[Resolvido] Condição de alinhamento de 3 pontos

Mensagempor rafaelplaurindo » Domingo Ago 22, 2010 11:26 am

Pessoal, estudando a condição de alinhamento de três pontos e Geometria Analítica, tive uma dúvida. Sei que para saber se três pontos estão alinhados, basta calcularmos pela regra de Sarrus, a determinante de uma matriz, onde as duas primeira colunas serão o valor de x e y respectivamente e a terceira coluna, será 1. Na qual o valor da determinante deve ser igual a 0. A minha dúvida é, porque 1 na terceira coluna?
Editado pela última vez por rafaelplaurindo em Domingo Ago 22, 2010 1:53 pm, no total de 1 vez.
"... não me perguntou nem por onde eu andei, dos bens que eu gastei, mas nada me restou, mas olhando em meus olhos somente me amou; e ao me beijar, me acolheu, num abraço de pai..." Lc. 15
rafaelplaurindo
 
Mensagens: 141
Registrado: Sexta Jul 23, 2010 7:33 pm

Re: Condição de alinhamento de 3 pontos

Mensagempor costa silva » Domingo Ago 22, 2010 1:30 pm

Deve-se colocar o número 1 na última coluna, simplesmente para aplicar o determinante,pois, só existe determinante se o número de linhas for igual ao número de colunas. só isso.
Observe que se não colocar o número 1 não tem como aplicar o determinante.
curiosidade! Veja que multiplicar por um e dividir por um não altera o resultado.
costa silva
 
Mensagens: 121
Registrado: Sexta Nov 06, 2009 3:45 pm

Re: Condição de alinhamento de 3 pontos

Mensagempor rafaelplaurindo » Domingo Ago 22, 2010 1:50 pm

Perfeita explicação meu amigo. Um forte abraço pra você. Valeu.
"... não me perguntou nem por onde eu andei, dos bens que eu gastei, mas nada me restou, mas olhando em meus olhos somente me amou; e ao me beijar, me acolheu, num abraço de pai..." Lc. 15
rafaelplaurindo
 
Mensagens: 141
Registrado: Sexta Jul 23, 2010 7:33 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 22 visitantes