[Resolvido] Triângulos - (largura do rio e altura da árvore)

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

[Resolvido] Triângulos - (largura do rio e altura da árvore)

Mensagempor rafaelplaurindo » Domingo Dez 26, 2010 3:06 pm

Uma pessoa na margem de um rio vê, sob um ângulo de 60°, uma árvore na margem oposta. Quando ela se afasta 40m esse ângulo passa a valer 30 °. Quanto valem, em metros, respectivamente a altura da árvore e a largura do rio?

Código: Selecionar Todos
a) 20 e 20 √3      b) 20 √3 e 20      c) 20 e 10√3      d) 10√3 e 20      e) n.d.a.


Podem ver nesta imagem como ficou o esquema:

Imagem

Ele se afastou (somente para trás) 40m, formando o angulo Ĉ que passou a valer 30°, com relação a posição da árvore. Antes a pessoa se encontrava em D, formando um ângulo de 60°.
Sabendo que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180. Se o ângulo do vértice D do triângulo ADB vale 60, o ângulo do D do DCB vale 120. Logo, o ângulo do B do triângulo DCB vale 180 - (120 + 30) = 30°. Logo, podemos constatar que o triângulo DCB é isósceles, tendo dois ângulos iguais, logo a semi-reta DB também é igual a 40m assim como DC.

Sabendo que no triângulo retângulo sen(α) = {cat. op.} / hip, e que o ângulo do B do triângulo ADB é 30.

Sabendo ainda que, sen(30) = 1/2. Podemos assim montar a proporção: 1 / 2 = l / 40.
Aplicando o produto dos meios pelo produto dos extremos temos: 2l = 40 → l = 40 / 2 → l = 20.
Logo, a largura do rio é igual a 20m. Mas, da altura da árvore, não entendi como resolver, podem me ajudar?
Editado pela última vez por rafaelplaurindo em Sábado Jan 15, 2011 5:38 pm, no total de 5 vezes.
"... não me perguntou nem por onde eu andei, dos bens que eu gastei, mas nada me restou, mas olhando em meus olhos somente me amou; e ao me beijar, me acolheu, num abraço de pai..." Lc. 15
rafaelplaurindo
 
Mensagens: 141
Registrado: Sexta Jul 23, 2010 7:33 pm

Re: Triângulos

Mensagempor Elcioschin » Domingo Dez 26, 2010 5:17 pm

Teu desenho não corresponde à realidade: os ângulos do enunciado NÃO estão num plano horizontal e sim num plano VERTICAL.
Vou fazer um esquesma:

B
|
|
|
|
|
|
|
|
|_______________ _____________________________ D
A ....................C

A é o pé da árvore, B é o topo da árvore, AC é a largura do rio e CD = 40
Agora una B com C e depois B com D

No triângulo ABC o ângulo C vale 60º -----> A^CB = 60º
No triângulo CBD o ângulo D vale 30º -----> B^DC = 30º

A^CB + B^CD = 180º (ângulo raso) -----> 60º + B^CD = 180º ----> B^CD = 120º

No triângulo BCD -----> B^CD + C^BD + B^DC = 180º -----> 120º + C^BD + 30º = 180º -----> C^BD = 30º

Logo, este triângulo é isósceles -----> BC = CD ------> BC = 40

Veja que, até aqui os cálculos foram iguais aos seus, já que os dados são os mesmos.

No triângulo ABC temos:

AC = BC*cos60º -----> AC = 40*(1/2) ----> AC = 20 m -----> Largura do rio ----> Até aqui continua igual

AB = BC*sen60º -----> AB = 40*(V3/2) ----> AB = 20*V3 ----> Altura da árvore
Elcioschin
 
Mensagens: 6216
Registrado: Quinta Set 03, 2009 6:28 pm

Re: Triângulos

Mensagempor rafaelplaurindo » Segunda Dez 27, 2010 11:59 pm

Entendi seu calculo perfeitamente. Então, o segmento AB é o tamanho da árvore, BC e BD, é o segmento que liga o topo da árvore ao pé da pessoa. Conclui-se assim, que a pessoa está de frente para ela, isto é paralela verticalmente, só que na outra margem do rio, num é isso mesmo? Assim sendo, devemos mentalizar o triângulo, como se estivesse "de pé" ou seja no plano vertical, como se estivéssemos olhando para ele na tela do computador. Assim sendo, realmente o desenho que fiz estava errado, mas porque imaginei o triângulo no plano horizontal e a árvore num outro ponto da margem. Do jeito que imaginei, a árvore não poderia estar paralela a pessoa, visto que o triângulo formado estava no plano horizontal, e a pessoa no plano vertical.
Mais uma vez, muito obrigado Elcio.
"... não me perguntou nem por onde eu andei, dos bens que eu gastei, mas nada me restou, mas olhando em meus olhos somente me amou; e ao me beijar, me acolheu, num abraço de pai..." Lc. 15
rafaelplaurindo
 
Mensagens: 141
Registrado: Sexta Jul 23, 2010 7:33 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes