algarismos

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

algarismos

Mensagempor gabriel/ » Sábado Mar 11, 2017 10:02 pm

Ao efetuar a conta de multiplicação de 13 por um número natural de dois algarismos, ambos diferentes de zero, por engano Rafael inverteu a ordem dos dois algarismos desse número. Apenas com esses dados é correto afirmar que a maior diferença possível entre o resultado obtido por Rafael e o resultado que ele teria obtido se a conta tivesse sido feita com a ordem correta dos algarismos seria de

r.936
gabriel/
 
Mensagens: 309
Registrado: Terça Jun 08, 2010 7:05 pm

Re: algarismos

Mensagempor ivomilton » Domingo Mar 12, 2017 12:12 pm

gabriel/ escrito:Ao efetuar a conta de multiplicação de 13 por um número natural de dois algarismos, ambos diferentes de zero, por engano Rafael inverteu a ordem dos dois algarismos desse número. Apenas com esses dados é correto afirmar que a maior diferença possível entre o resultado obtido por Rafael e o resultado que ele teria obtido se a conta tivesse sido feita com a ordem correta dos algarismos seria de

r.936


Boa tarde, Gabriel.

A maior diferença possível deverá ocorrer quando o número de dois algarismos for:
91 ou 19 (maior dígito ao lado do menor dígito).
Diferença = 91 -19 = 72
72 * 13 = 936



Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes