fileiras

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

fileiras

Mensagempor gabriel/ » Sábado Jun 10, 2017 11:07 pm

Um salão foi preparado p uma assembléia em um grande condomínio. Foram colocadas 70 cadeiras na platéia, dispostas em N fileiras,
com (N+3), cadeiras em cada fileira. Na hora da reunião, ´porém, o n de participantes superou o previsto e foi preciso colocar mais uma
cadeira em cada fileira, sendo q todas as cadeiras foram ocupadas. O n de condôminos q participaram dessa reunião sentados nas cadeiras da platéia foi:


r. 77
gabriel/
 
Mensagens: 309
Registrado: Terça Jun 08, 2010 7:05 pm

Re: fileiras

Mensagempor ivomilton » Domingo Jun 11, 2017 10:19 am

gabriel/ escrito:Um salão foi preparado p uma assembléia em um grande condomínio. Foram colocadas 70 cadeiras na platéia, dispostas em N fileiras, com (N+3), cadeiras em cada fileira. Na hora da reunião, ´porém, o n de participantes superou o previsto e foi preciso colocar mais uma cadeira em cada fileira, sendo q todas as cadeiras foram ocupadas. O n de condôminos q participaram dessa reunião sentados nas cadeiras da platéia foi:

r. 77


Bom domingo, Gabriel.

n(n+3) = 70
n² + 3n - 70 = 0

Resolvendo por Bhaskara, obtemos:
n = 7

Logo, podemos escrever:
n(n+4) = 7(7+4) = 7*11 = 77


Um abraço.
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes

cron