Conjuntos

Assuntos matemáticos relacionados ao ensino médio.

Moderadores: Helio Carvalho, Paulo Testoni, Elcioschin

Conjuntos

Mensagempor guileroy » Terça Abr 24, 2018 2:13 pm

Sabido que o setor de Gestão de Pessoas de determinado Órgão participou de duas capacitações ao longo do mês. Um grupo de 10 servidores participou de um curso sobre o uso do sistema SIGEPE; e, um grupo de 15 servidores participou de um curso relacionado à folha de pagamento. Assim, considerando que existem apenas 22 servidores na gestão de pessoas desse Órgão, indique quantos servidores participaram ou do primeiro ou do segundo curso.
(A) 3
(B) 19
(C) 22
(D) 25


Tentei, mas quero aprender passo a passo como se resolve esta questão. A resposta já sei.
guileroy
 
Mensagens: 35
Registrado: Sexta Out 09, 2015 10:34 am

Re: Conjuntos

Mensagempor Edu Lima » Quinta Abr 26, 2018 12:03 am

guileroy escrito:Sabido que o setor de Gestão de Pessoas de determinado Órgão participou de duas capacitações ao longo do mês. Um grupo de 10 servidores participou de um curso sobre o uso do sistema SIGEPE; e, um grupo de 15 servidores participou de um curso relacionado à folha de pagamento. Assim, considerando que existem apenas 22 servidores na gestão de pessoas desse Órgão, indique quantos servidores participaram ou do primeiro ou do segundo curso.
(A) 3
(B) 19
(C) 22
(D) 25


Tentei, mas quero aprender passo a passo como se resolve esta questão. A resposta já sei.


Eu acredito que seja assim: se você montar o diagrama, irá perceber que não terá a interseção do número de servidores que faz tanto o curso SIGEPE quanto o curso para mexer na folha de pagamento..

Assim você chama de X, o número de servidores que fez os dois cursos. Aí montando o diagrama fica:

10-X+X+15-X=22 ---> -X=-3 ----> X=3 servidores que fez os dois cursos.

Mas o problema quer saber quais são os servidores que faz somente : curso SIGEPE ou curso da folha de pagamento

Assim,

fez somente SIGEPE: 10-3=7
Fez somente o curso para mexer na folha de pagamento: 15-3 =12

Com isso, os servidores que fez somente o curso SIGEPE ou FOLHA DE PAGAMENTO: 7+12=19

Lembre-se que ou em conjunto corresponde SOMA.
Edu Lima
 
Mensagens: 138
Registrado: Sábado Jan 20, 2018 11:50 pm

Re: Conjuntos

Mensagempor guileroy » Quinta Abr 26, 2018 1:17 pm

Obrigado Edu! Clareou demais as ideias. Esse x=3 não seria 25-22=3 da diferença do total que fez o curso menos total de pessoas no setor?
guileroy
 
Mensagens: 35
Registrado: Sexta Out 09, 2015 10:34 am

Re: Conjuntos

Mensagempor Edu Lima » Sexta Abr 27, 2018 5:08 am

guileroy escrito:Obrigado Edu! Clareou demais as ideias. Esse x=3 não seria 25-22=3 da diferença do total que fez o curso menos total de pessoas no setor?


Isso, seria! mais teria que ter uma certa maturidade para deduzir rapidamente isso. Na hora dar prova, aconselho que faça, passo a passo para não fundir.
Edu Lima
 
Mensagens: 138
Registrado: Sábado Jan 20, 2018 11:50 pm

Re: Conjuntos

Mensagempor guileroy » Sexta Abr 27, 2018 11:02 am

Blz Edu!Valeu
guileroy
 
Mensagens: 35
Registrado: Sexta Out 09, 2015 10:34 am


Voltar para Ensino Médio

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 22 visitantes