Valor de Venda

Dúvidas envolvendo problemas de Matemática Financeira.

Moderador: Financista

Valor de Venda

Mensagempor brjohnsmith » Segunda Ago 07, 2017 5:51 pm

Olá, tenho a seguinte situação e gostaria de uma formula para eu colocar em um planilha para facilitar as contas. Tenho necessidade de saber o valor de venda de um produto, baseado no seguinte exemplo:

O valor da mercadoria custa R$ 2.000,00 e quero ter uma lucratividade de 45% nessa mercadoria, excluindo um imposto de 15% que terei no valor total da mercadoria. Quais seriam: o preço que terei que vender e qual seria o valor do meu lucro?

Preciso de uma formula e não do valor da conta acima, visto que se trata apenas de um exemplo e há diversas mercadorias. Entendo também que ao passar a formula também terei condições de, caso mude o valor do imposto (15%) ajustar facilmente o calculo.

Fico no aguardo, Grato.
brjohnsmith
 
Mensagens: 1
Registrado: Segunda Ago 07, 2017 5:49 pm

Re: Valor de Venda

Mensagempor Luiz 2017 » Domingo Ago 20, 2017 10:56 am

brjohnsmith escrito:Olá, tenho a seguinte situação e gostaria de uma formula para eu colocar em um planilha para facilitar as contas. Tenho necessidade de saber o valor de venda de um produto, baseado no seguinte exemplo:

O valor da mercadoria custa R$ 2.000,00 e quero ter uma lucratividade de 45% nessa mercadoria, excluindo um imposto de 15% que terei no valor total da mercadoria. Quais seriam: o preço que terei que vender e qual seria o valor do meu lucro?

Preciso de uma formula e não do valor da conta acima, visto que se trata apenas de um exemplo e há diversas mercadorias. Entendo também que ao passar a formula também terei condições de, caso mude o valor do imposto (15%) ajustar facilmente o calculo.

Fico no aguardo, Grato.



Solução:


Seja:

PV = preço de venda

PC = preço de custo

l = taxa percentual de lucro.

i = taxa percentual de impostos.


Fórmula:

PV = PC + PC*l + (PC + PC*l)*i

Note que o imposto "i" incide sobre o valor total (preço de custo +lucro) como você pediu.

Então:

PV = PC + PC*l + PC*i + PC*i*l

PV = PC*(1+l+i+i*l)

ou

PV = PC*(1+l)*(1+i) ...... esta é a fórmula.


Exemplo:

PC = 2000
l = 45% = 45/100 = 0,45
i = 15% = 0,15

então:

PV = 2000*(1+0,45)*(1+0,15)
PV = 2000*1,45*1,15
PV = 2000*1,6675
PV = 3.335,00


Vamos conferir para ver se está certo:

a) Vamos retirar o imposto:

3.335,00/1,15 = 2.900,00

b) Agora vamos retirar o lucro:

2.900,00/1,45 = 2.000,00

Bateu. A fórmula está correta, pois após retirar o lucro e o imposto voltamos ao preço de custo.

Abraços.
Luiz 2017
 
Mensagens: 38
Registrado: Segunda Maio 29, 2017 3:29 pm


Voltar para Matemática Financeira

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron