Teorema de Fermat

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Teorema de Fermat

Mensagempor pozelli » Domingo Ago 14, 2011 1:55 pm

Estava lendo sobre assuntos matemáticos quando vi esse teorema.
Ele diz que a expressão x^n + y^n = z^n é impossivel, quando n é um inteiro maior que 2.

Vi que Andrew Wiles demonstrou esse teorema, mas não consegui saber como, já que não achei a solução. Eu queria saber duas coisas: Wiles provou que é possivel ou impossivel? Se for possivel, alguem tem um exemplo de valores para x, y e z, quando n=3?

Até!
pozelli
 
Mensagens: 166
Registrado: Quarta Mar 02, 2011 4:50 pm

Re: Teorema de Fermat

Mensagempor pekaco_soad » Terça Ago 16, 2011 9:34 am

Pedro, Wiles provou que realmente não há valores que satisfazem essa equação. A demonstração eu também não sei, uma vez que é bem complexa mesmo.
Mnemosine
pekaco_soad
 
Mensagens: 1614
Registrado: Quinta Set 03, 2009 8:16 pm

Re: Teorema de Fermat

Mensagempor Ilagilsan » Quinta Mar 22, 2012 1:20 am

Acredito que tenho a demonstração baseada em trigonometria, geometria e álgebra. Compreensível com matemática de nível médio. Estou por enquanto mostrando a um professor da católica (UCB) para que ele analise e procurando saber como registrar esse documento manuscrito. Depois se tudo estiver correto: Vou publicar no FACE a digitalização e por aqui também. Ainda não joguei na internet para ver o comentário de outros matemáticos porque receio que intitulem-se indevidamente como os autores da solução. Esse assunto é muito empolgante: Tô há uns dois anos estudando-o. Abraços e até em breve. :-D
Ilagilsan
 
Mensagens: 1
Registrado: Quinta Mar 15, 2012 11:50 am


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes