Dúvida sobre bases numéricas

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Dúvida sobre bases numéricas

Mensagempor diegopds83 » Domingo Out 16, 2016 4:34 pm

Olá! Estou retomando os estudos de matemática, ainda estou na Matemática Básica.Já trabalhei com Hardware e estudei muita teoria no livro Hardware - Curso Completo 3ª ed. (Gabriel Torres) no início dos anos 2000. Pois bem, hoje estou cursando Direito e me preparando para um Concurso Público, vi a seguinte questão na Disciplina de Informática:

"Técnico - TRE/CE - 2012 - FCC) Adquirir um disco magnético (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentará em:
Resposta correta: 10244 bytes ou 240 bytes".

Sei que 1 byte = 8 bits (também sei que a representação do primeiro é "B" e do segundo "b").
Sei que o Kilobyte não são 1000 bytes, mas sim 1024 bytes.

Porém, conheço apenas a representação de 1 Terabyte = "1099511627776 bytes".

Lendo 10244 bytes ou 240 bytes, como está na resposta da questão, não faz sentido para mim. Soa como se fosse um número menor. Sei que se trata de "base diferente", mas não consigo entender (tal base fica "oculta", assim mesmo?). Se alguém souber e puder me ajudar a entender. Obrigado!

P.S.: Não é meu foco me aprofundar nesse assunto, mas o fato é que fiquei intrigado, estou inquieto por não ter entendido :-)
diegopds83
 
Mensagens: 3
Registrado: Domingo Out 16, 2016 4:22 pm
Localização: Osasco / SP

Re: Dúvida sobre bases numéricas

Mensagempor ivomilton » Domingo Out 16, 2016 9:32 pm

diegopds83 escrito:Olá! Estou retomando os estudos de matemática, ainda estou na Matemática Básica.Já trabalhei com Hardware e estudei muita teoria no livro Hardware - Curso Completo 3ª ed. (Gabriel Torres) no início dos anos 2000. Pois bem, hoje estou cursando Direito e me preparando para um Concurso Público, vi a seguinte questão na Disciplina de Informática:

"Técnico - TRE/CE - 2012 - FCC) Adquirir um disco magnético (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentará em:
Resposta correta: 10244 bytes ou 240 bytes".

Sei que 1 byte = 8 bits (também sei que a representação do primeiro é "B" e do segundo "b").
Sei que o Kilobyte não são 1000 bytes, mas sim 1024 bytes.

Porém, conheço apenas a representação de 1 Terabyte = "1099511627776 bytes".

Lendo 10244 bytes ou 240 bytes, como está na resposta da questão, não faz sentido para mim. Soa como se fosse um número menor. Sei que se trata de "base diferente", mas não consigo entender (tal base fica "oculta", assim mesmo?). Se alguém souber e puder me ajudar a entender. Obrigado!

P.S.: Não é meu foco me aprofundar nesse assunto, mas o fato é que fiquei intrigado, estou inquieto por não ter entendido :-)


Boa noite, Diego.

Encontrei essa mesma questão na net com alternativas escritas de modo diferente.
Clique no link a seguir e veja:

https://www.aprovaconcursos.com.br/ques ... ao-id/6769

Creio que a escrita do gabarito que você copiou deva ser:
d) 1024⁴ bytes ou 2⁴⁰ bytes.

Espero tê-lo ajudado.



Que o Senhor Jesus te abençoe!
Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para a vossa alma porque o meu jugo é suave e o meu fardo e leve. Mt 11:28-30
ivomilton
 
Mensagens: 7733
Registrado: Sábado Out 03, 2009 4:09 pm

Re: Dúvida sobre bases numéricas

Mensagempor diegopds83 » Segunda Out 17, 2016 10:06 am

ivomilton escrito:
diegopds83 escrito:Olá! Estou retomando os estudos de matemática, ainda estou na Matemática Básica.Já trabalhei com Hardware e estudei muita teoria no livro Hardware - Curso Completo 3ª ed. (Gabriel Torres) no início dos anos 2000. Pois bem, hoje estou cursando Direito e me preparando para um Concurso Público, vi a seguinte questão na Disciplina de Informática:

"Técnico - TRE/CE - 2012 - FCC) Adquirir um disco magnético (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentará em:
Resposta correta: 10244 bytes ou 240 bytes".

Sei que 1 byte = 8 bits (também sei que a representação do primeiro é "B" e do segundo "b").
Sei que o Kilobyte não são 1000 bytes, mas sim 1024 bytes.

Porém, conheço apenas a representação de 1 Terabyte = "1099511627776 bytes".

Lendo 10244 bytes ou 240 bytes, como está na resposta da questão, não faz sentido para mim. Soa como se fosse um número menor. Sei que se trata de "base diferente", mas não consigo entender (tal base fica "oculta", assim mesmo?). Se alguém souber e puder me ajudar a entender. Obrigado!

P.S.: Não é meu foco me aprofundar nesse assunto, mas o fato é que fiquei intrigado, estou inquieto por não ter entendido :-)


Boa noite, Diego.

Encontrei essa mesma questão na net com alternativas escritas de modo diferente.
Clique no link a seguir e veja:

https://www.aprovaconcursos.com.br/ques ... ao-id/6769

Creio que a escrita do gabarito que você copiou deva ser:
d) 1024⁴ bytes ou 2⁴⁰ bytes.

Espero tê-lo ajudado.



Que o Senhor Jesus te abençoe!


Olá, Ivo!

Ajudou sim. Com a sua resposta, percebi que, tanto no livro impresso que estou em mãos (Tudo em Um para Concursos do TRE), quanto em outros sites em que vi a questão, estava com erro de formatação.

Copiei exatamente como estava no livro. Esqueceram de formatar o "4" e o "40" na forma exponencial e isso faz toda diferença. Agora é 100% compreensível: 1024⁴ = 1024 x 1024 x 1024 x 1024 = 1099511627776 bytes.

Muito obrigado! :D
diegopds83
 
Mensagens: 3
Registrado: Domingo Out 16, 2016 4:22 pm
Localização: Osasco / SP


Voltar para Educação Matemática

Quem está ligado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes