Dúvida sobre bases numéricas

Debate de questões relacionadas à educação matemática.

Moderador: Helio Carvalho

Dúvida sobre bases numéricas

Mensagempor diegopds83 » Domingo Out 16, 2016 4:34 pm

Olá! Estou retomando os estudos de matemática, ainda estou na Matemática Básica.Já trabalhei com Hardware e estudei muita teoria no livro Hardware - Curso Completo 3ª ed. (Gabriel Torres) no início dos anos 2000. Pois bem, hoje estou cursando Direito e me preparando para um Concurso Público, vi a seguinte questão na Disciplina de Informática:

"Técnico - TRE/CE - 2012 - FCC) Adquirir um disco magnético (HD) externo de 1 TB (terabyte) significa dizer que a capacidade nominal de armazenamento aumentará em:
Resposta correta: 10244 bytes ou 240 bytes".

Sei que 1 byte = 8 bits (também sei que a representação do primeiro é "B" e do segundo "b").
Sei que o Kilobyte não são 1000 bytes, mas sim 1024 bytes.

Porém, conheço apenas a representação de 1 Terabyte = "1099511627776 bytes".

Lendo 10244 bytes ou 240 bytes, como está na resposta da questão, não faz sentido para mim. Soa como se fosse um número menor. Sei que se trata de "base diferente", mas não consigo entender (tal base fica "oculta", assim mesmo?). Se alguém souber e puder me ajudar a entender. Obrigado!

P.S.: Não é meu foco me aprofundar nesse assunto, mas o fato é que fiquei intrigado, estou inquieto por não ter entendido :-)
diegopds83
 
Mensagens: 3
Registrado: Domingo Out 16, 2016 4:22 pm
Localização: Osasco / SP

Re: Dúvida sobre bases numéricas

Mensagempor ivomilton » Domingo Out 16, 2016 9:32 pm

diegopds83 escrito:Olá! Estou retomando os estudos de matemática, ainda estou na Matemática Básica.Já trabalhei com Hardware e estudei muita teoria no livro Hardware - Curso Completo 3ª ed. (Gabriel Torres) no início dos anos 2000. Pois bem, hoje estou cursando Direito e me preparando para um Concurso Público, vi a seguinte questão na Disciplina de Informática: